Produção

Rússia diz que pode aumentar produção de petróleo para enfrentar déficit no mercado

Reuters, 13/07/2018
13/07/2018 19:55
Visualizações: 593 (0) (0) (0) (0)

A Rússia e outros grandes produtores de petróleo podem elevar ainda mais a produção da commodity se problemas de suprimento atingirem o mercado global, disse o ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, nesta sexta-feira.

Os preços do petróleo subiram a máximas desde 2014 nas últimas semanas em meio à esperada queda nas exportações de petróleo do Irã neste ano devido à retomada das sanções dos EUA sobre o país, além do declínio na produção da Venezuela e problemas na oferta da Líbia, Canadá e Mar do Norte.

A Opep e outros produtores incluindo a Rússia responderam ao aperto no mercado com um alívio em seu acordo de corte de oferta em junho. O acordo, na prática, eleva a produção de petróleo combinada em 1 milhão de barris por dia (bpd), sendo a fatia da Rússia nesse montante de 200 mil bpd.

"Se nós precisarmos de mais que 1 milhão de bpd, não descarto que nós possamos rapidamente discutir isso e tomar uma decisão rápida", disse Novak a jornalistas, adicionando que os principais produtores de petróleo podem se reunir e discutir a situação do mercado em uma teleconferência.

Ele disse também que a Rússia poderia elevar sua produção além desse nível de 200 mil bpd se houver necessidade.

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) disse na quinta-feira que já há sinais "muito bem vindos" de que a produção dos principais produtores tem sido elevada e pode alcançar um recorde.

Novak disse que os maiores preços do petróleo neste ano devem adicionar 2,5 trilhões de rublos (40,14 bilhões de dólares) aos cofres públicos russos em 2018.

O ministro também afirmou que a guerra de tarifas entre Estados Unidos e China tem impacto negativo sobre a economia global e aumenta a volatilidade dos preços do petróleo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22