A Bahia traz para o Brasil uma nova rota regular com primeiro navio de grande porte, com 366 metros de comprimento.
AssessoriaA Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) celebrou o lançamento da Rota Bahia-Ásia, realizado no Terminal de Containers (Tecon) do Porto de Salvador, nesta quarta-feira (24). O evento foi marcado pelo navio MSC Orion, que é o primeiro, com 366 metros de comprimento e profundidade de 16 metros, realizando uma operação de carga total no Brasil, trazendo para o país uma nova rota regular de longo curso.
O MSC Orion possui a capacidade para transportar 15 mil TEUs, que são contêineres de 20 pés e é o primeiro navio desse porte a transitar pelas águas da Baía de Todos-os-Santos. O navio tem a capacidade de transportar todos os contêineres presentes atualmente no Porto de Salvador e ainda sobraria espaço.
O secretário da pasta, Angelo Almeida, comemorou o marco, afirmando que a rota contribuirá com o desenvolvimento econômico baiano, apresentando uma nova performance comercial e logística para a Bahia. “É o primeiro navio com essa dimensão que chega na Bahia para alavancar a nossa economia, fortalecendo a logística do Nordeste com a Ásia. Nosso estado é um grande produtor de riquezas em diversos segmentos e a logística de escoamento é uma importante aliada do desenvolvimento do estado, colaborando com nossas relações econômicas e fraternas com o continente asiático, lideradas pelo governador Jerônimo Rodrigues. A Bahia está cada vez mais presente do outro lado do mundo”,
De acordo com o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Antonio Gobbo, o evento de hoje é emblemático no restabelecimento de uma rota regular entre a Bahia e a Ásia. “Recebemos o maior navio de contêineres na América Latina, que marca o início de um evento cotidiano, que se torna possível graças à competência técnica e comercial do Tecon e ação coordenada entre as autoridades marítima e portuária. Inaugura-se também um novo desafio de planejamento de prover infraestrutura, dragagens e requalificação física e tecnológica para recepção de embarcação cada vez maiores, 40 metros e mais, que serão padrões das próximas décadas”, afirma.
Para Demir Lourenço, diretor executivo da Tecon, o dia de hoje é a realização de um sonho. “Por este porto passam cargas de diversos segmentos e perfis, cuja origens abrangem diversos estados brasileiros. Reconhecemos que conta com as condições naturais de acessibilidade marítima e acesso rodoviário que foi implantada, são por si só um grande diferencial competitivo. Aliar a localização privilegiada, o clima favorável, a competência, a investimentos e um compromisso inarredável do desenvolvimento da Bahia foi o que nos possibilitou em avaliação recentemente divulgada, referente ao ano de 2023, sermos reconhecidos pelo Banco Mundial por meio do índice global de desenvolvimento portuário de contêineres, como o sexto melhor porto do mundo na categoria de terminal de contêineres com capacidade de até 500 mil TEUs”, finaliza.
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