A Rolls-Royce anunciou a assinatura de um novo contrato, no valor de 50 milhões de libras, para projetar e equipar duas modernas embarcações para manuseio de âncoras. O pedido foi feito pela armadora norueguesa Farstad Shipping. Os navios serão construídos no estaleiro STX OSV Langstem, na Noruega, e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2014.
Além de servirem para abastecimento, as embarcações modelo UT 731 CD são preparadas para manusear âncoras em plataformas de petróleo e rebocá-las até o local da exploração. Esses navios conseguem operar em condições climáticas extremas e águas ultraprofundas, realizando manobras precisas a mais de 3.000 metros de profundidade. Contarão ainda com equipamentos para serviços de construção e instalação subaquáticas.
Cada navio vai contar com um sistema completo e integrado da Rolls-Royce, incluindo maquinário de convés e equipamentos de controle. Também terão sistemas de propulsão híbrida diesel-elétrica para reduzir a queima de combustível e cortar as emissões de gás carbônico.
“Temos uma relação de trabalho muito próxima com a Farstad Shipping e a STX OSV. A contínua escolha desses clientes pela nossa tecnologia de ponta no mercado destaca o valor das entregas da Rolls-Royce e a habilidade do Grupo em projetar e equipar avançadas embarcações offshore. Isso garante ótimos resultados tanto para proprietários quanto operadores”, afirmou o presidente da divisão Offshore da Rolls-Royce, Anders Almestad.