Inovação

Rolls-Royce impulsionará cruzeiros noruegueses

A Rolls-Royce fechou contrato com a armadora Fjord Line A/S para equipar dois navios de cruzeiros. As embarcações, que serão construídas no estaleiro norueguês Bergen Group Fosen AS, terão sistemas de propulsão movidos a Gás Natural Liquefeito (

Redação
25/07/2012 06:36
Rolls-Royce impulsionará cruzeiros noruegueses Visualizações: 886
A Rolls-Royce fechou contrato com a armadora Fjord Line A/S para equipar dois navios de cruzeiros. As embarcações, que serão construídas no estaleiro norueguês Bergen Group Fosen AS, terão sistemas de propulsão movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL). Cada navio terá quatro motores a gás e um sistema de propulsão Promas, que combina hélice e leme.

Os motores movidos apenas a gás reduzirão as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em 90%. Já as de óxido de enxofre (Sox) e outras partículas serão insignificantes. As emissões dos motores a gás da Rolls-Royce estão dentro dos limites exigidos pela legislação ambiental Tier III, da IMO (Organização Marítima Ambiental), que entrará em vigor em 2016.

“Essas embarcações serão as primeiras movidas a GNL no mundo a carregar passageiros. Por isso, estamos muito contentes em fazer parte desse grande e inovador projeto. A tecnologia Rolls-Royce possibilitará uma drástica redução das emissões enquanto garantirá ganhos significativos em eficiência para o cliente”, afirmou o gerente de vendas da Rolls-Royce para Motores de Marinha Mercante, Odd Magne Horgen.

“A Fjord Line tem uma estratégia ambiental bem clara, e a escolha por motores somente movidos a gás nos transforma em pioneiros na indústria de navios de cruzeiros. Teremos a primeira e maior embarcação desse tipo na história impulsionada apenas por GNL. A Rolls-Royce é líder de mercado na construção desses modelos de motores e estamos muito satisfeitos em trazer essa tecnologia a bordo de nossos navios”, exaltou o executivo-chefe da Fjord Line A/S, Ingvald Fardal.

Cada uma das embarcações pesará quatro  mil toneladas e terá 170 metros de comprimento. Elas  contarão com 309 cabines, um salão para 1.500 passageiros e 600 carros. A companhia entregará os sistemas a gás em 2012, e os navios entrarão em operação na costa leste da Noruega e da Dinamarca no segundo semestre de 2013.
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