Meio ambiente

Roberto Schaeffer, professor da Coppe apresenta na COP 23 na Alemanha caminhos estratégicos para o Brasil

Redação/Assessoria
08/11/2017 20:44
Visualizações: 306

O professor Roberto Schaeffer, do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, apresentará, na próxima segunda-feira, dia 13 de novembro, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 23), um estudo que aponta caminhos estratégicos para que o Brasil possa cumprir suas contribuições nacionalmente determinadas - Nationally Determined Contributions (NDCs) - para que o aquecimento global se limite a não mais de 1,5ºC ou 2ºC. A apresentação fará parte do evento paralelo "Ratcheting up nationally determined contributions (NDCs): Consistent national roadmaps to wards the global objective of 1.5 and 2°C", que será realizado, das 14h às 16h, no German Development Institute/Deutsches Institut für Entwicklungspolitik (DIE), em Bonn (Alemanha).

Neste evento também serão apresentadas as conclusões mais recentes do consórcio CD-Links (Linking Climateand Development Policies), que reúne 17 instituições de pesquisa, sendo a Coppe a única representante da América Latina. Os palestrantes apresentarão as estratégias requeridas para alcançar as metas do Acordo de Paris. Também será exibida uma comparação com o nível atual de ambição das contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) e as implicações, por meio destas metas, que possam levar à transformação para uma economia de baixo carbono. Confira abaixo a programação.

A COP 23 está sendo realizada em Bonn, na Alemanha, de 6 a 17 de novembro, e tem como desafio superar a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, um compromisso firmado pela comunidade internacional para limitar o aquecimento global e as mudanças climáticas dele decorrentes.

Sobre Roberto Schaeffer

Um estudo publicado na Review of Policy Research, um revista científica internacional publicada pela Wiley-Blackwell, sobre a produção científica do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU,destaca o professor Roberto Schaeffer, da Coppe/UFRJ, como o sexto autor mais influente do Grupo de Mitigação (Grupo 3) do Painel. Realizado pelos pesquisadores ingleses Hannah Hughes e Matthew Paterson, o estudo avaliou o número de publicações e citações, feitas por terceiros, de 275 pesquisadores que participaram do último relatório feito pelo IPCC, no grupo 3, responsável por estudos sobre a mitigação de efeitos do aquecimento global, e ordenou os 44 mais influentes. A citação ao professor Schaeffer faz com que a UFRJ figure em uma lista de prestigiosas instituições como MIT, Universidade de Stanford e Universidade da Califórnia, Berkeley.

Programação

14:00-14:20 Introduction – overview and highlights of global results - KeywanRiahi (IIASA)

14:20-14:35 Burden-sharing, regional budgets and dialogue process -Detlef Van Vuuren (PBL)

14:35-14:50 Sustainable development implications of the transformation pathways - Volker Krey (IIASA)

14:50-15:05 Policy perspective on the NDCs - NiklasHöhne (WU)

15:05-15:20 National transformation pathways: case of Brazil - Roberto Schaeffer (Coppe/UFRJ)

15:20-15:35 National transformation pathways: case of India Amit Garg (IIMA)

15:35-15:55 Policy perspective – panelist discussion with Tom van Ierland (EC), Guido Schmidt-Traub (SDSN) + presenters

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19