Energias renováveis

Rio tem novo centro de pesquisas

O Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis (Ceper), ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), será inaugurado nesta terça-feira (24/10). O centro vai integrar pesquisas sobre diversas fontes renováveis de energia.

Redação
23/10/2006 03:00
Visualizações: 154

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) ganha novo centro de pesquisas: o Centro de Estudos e Pequisas em Energias Renováveis (Ceper). A nova unidade, que será inaugurada nesta terça-feira (24/10), tem o objetivo de promover a formação técnica, desenvolver estudos e incentivar a utilização de fontes renováveis de energia, como solar, biomassa, biocombustíveis, eólica, PCHs, hidrogênio e energia das ondas e marés.

Segundo informa a Secretaria de Energia, Indústira Naval e do Petróleo (Seinpe), o Ceper já está desenvolvendo pesquisas nas áreas solar, eólica e de biomassa e funcionará como um organismo catalisador de investimentos em pesquisa e desenvolvimento voltados à energia renovável, principalmente para empresas de petóleo, gás natural e energia elétrica.

O secretário estadual da Seinpe, Wagner Victer, afirma que foram investidos cerca de R$ 1 milhão na contrução e reforma das instalações do centro e na compra de equipamentos.

Victer ressalta que este é o primeiro centro universitário do país a integrar o estudo sobre diversas fontes de energia renovável, mas destaca que há outro centro sendo construído da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e que será construído até o final do ano.

O secretário também destacou que estão sendo iniciados pela Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo contatos com universidades do exterior que já executam tais atividades. “O objetivo é formarmos parcerias com a Noruega (Stavanger), Reino Unido (Aberdeen), Alemanha e Israel”.

Segundo Victer, os recursos para viabilizar o Ceper são fruto da parceria empreendida entre a Secretaria de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo e a UTE Governador Leonel Brizola, antiga termelétrica Termorio, instalada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Estarão presentes ao evento de inauguração do Centro, além do secretário Wagner Victer, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, o reitor da UERJ, Nival Nunes de Almeida, o presidente da UTE Governador Leonel Brizola, Carlos Augusto Kirchner.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13