Indústria naval

Rio Naval entre os favoritos na licitação da Transpetro

Secretário Wagner Victer considera aquisição das instalações do Sermetal "um soco no estômago dos estaleiros virtuais". Estatal deve anunciar data de divulgação da lista das pré-qualificadas nas próximas semanas.


06/07/2005 03:00
Visualizações: 147


A aquisição dos ativos do estaleiro Sermetal pelo consórcio Rio Naval torna o grupo favorito na atual fase de pré-qualificação da licitação para construção de 42 navios-petroleiros para a Petrobras Transporte (Transpetro). A avaliação é do secretário de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, que considera a concretização da operação "um soco no estômago dos estaleiros virtuais", referindo-se aos candidatos inscritos na concorrência sem bases instaladas.

O consórcio Rio Naval é composto pelas empresas Sermetal, Iesa, MPE e a coreana Hyunday, e, no final de abril, foi classificado na primeira etapa da fase de pré-qualificação da licitação da Transpetro. Os ativos negociados pertencem atualmente à IVI, controlada pelo empresário Nelson Tanure.

Victer disse ainda que o Governo do Estado ajudou a articular a operação do Sermetal, a exemplo das incorporações dos 19 estaleiros fluminenses revitalizados. "Não tem nexo econômico no Brasil fazer estaleiro virtual tendo um estaleiro como esse. Vai ser o melhor qualificado", previu o secretário.

De acordo com o cronograma da licitação, a Transpetro deverá divulgar nas próximas semanas a data na qual será anunciada a lista de consórcios e empresas qualificados a participar da licitação. Os navios a serem construídos são do tipo Suezmax, Aframax, Panamax, Produtos e GLPs (gaseiros), totalizando investimento de US$ 1,9 bilhão. As embarcações, que serão construídas no Brasil, vão incorporar à frota da empresa cerca de 3 milhões de toneladas de porte bruto/ tpb (medida que indica a capacidade de carga).

Além do Rio Naval, disputam a licitação os consórcios Brasfel (Brasil/ RJ), Keppels Fels (Cingapura) e Daewoo (Coréia); Nuclep (Brasil/ RJ), Beter (Brasil), Gdynia (Polônia) e Grupo Pem (Brasil/ RJ); Mauá Jurong (Brasil/ RJ) e Maric CSSC (China); EISA Montagem (Brasil/ RJ) e STX (Coréia); Camargo Corrêa (Brasil/ PE), Andrade Gutierrez (Brasil/ PE) e Mitsui (Japão); Estaleiro Rio Grande (Brasil/ RS) e Ishikawajima (Japão); Rio Grande - Aker Promar (Brasil), Queiroz Galvão (Brasil), Aker (Noruega) e Samsung (Coréia) e os estaleiros Inace (Brasil/ CE) e Itajaí (Brasil/ SC).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20