Refino

Rio Grande do Sul já exporta diesel e gasolina

Zero Hora
11/07/2005 03:00
Visualizações: 219

Quando operar a plena capacidade, a Refap SA deve exportar entre 20% e 25% da gasolina e do óleo diesel produzidos em Canoas.
No mês passado, já foram embarcados 58 milhões de litros de diesel para Argentina, Uruguai e Paraguai. Em agosto, começa a venda de gasolina para Caribe e África. Dos países centro-americanos, o combustível gaúcho poderá seguir para o tanque de veículos dos Estados Unidos.
O volume ainda será baixo - cerca de 5 milhões de litros -, mas começa um negócio que vai crescer quando a refinaria alcançar capacidade total, no final de 2006.
Segundo o presidente da Refap, Hildo Henz, como o volume de combustíveis exportados vai ser maior do que o esperado, a Transpetro terá de investir mais R$ 50 milhões em logística para permitir o escoamento dos produtos de Canoas para o Terminal Almirante Dutra, em Tramandaí. Até que esse reforço esteja pronto, a refinaria ficará limitada a processar 26 milhões de litros diários de petróleo - 86,6% do total.
Se vai aumentar os excedentes de gasolina e diesel no Estado, a ampliação da Refap tornará o Rio Grande do Sul quase auto-suficiente em gás de cozinha (GLP).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13