Sustentabilidade

Rio de Janeiro apresenta ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel

A Secretaria de Estado de Transportes e a de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, juntamente com a Ceg, MAN Latin America e Robert Bosch América Latina apresentam hoje ao governador do Estado do Rio de Janeiro, o protótipo Volksbus com tecnologia inovadora flex GNV+Diesel.

Redação
10/05/2011 13:42
Rio de Janeiro apresenta ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel Visualizações: 290
A Secretaria de Estado de Transportes e a de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, juntamente com a Ceg, MAN Latin America e Robert Bosch América Latina apresentam hoje ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o protótipo Volksbus com tecnologia inovadora flex GNV+Diesel. O desenvolvimento faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, que busca garantir à capital fluminense e região um transporte mais eficiente e sustentável para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

 

O protótipo foi desenvolvido com tecnologia nacional pela MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, juntamente com a Robert Bosch América Latina, que responde pelo sistema de injeção dos combustíveis no motor do veículo, permitindo que o ônibus rode com até 90% de GNV - Gás Natural Veicular.

 

A Ceg, empresa do Grupo Gás Natural Fenosa, com experiência internacional em fornecimento de gás natural, garantirá o abastecimento de GNV durante a fase de testes do ônibus. A empresa também está preparada para investir na construção do sistema de abastecimento capaz de suprir a demanda de veículos com essa tecnologia até as Olimpíadas.

 

"Da consciência ambiental dessas empresas surge este projeto, que alia a sustentabilidade à qualificação do transporte urbano. Para nós, é muito gratificante entregar mais um fruto da parceria do poder público com a iniciativa privada, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população" declara o governador Sérgio Cabral.

 

Durante a fase de testes, o ônibus será utilizado em trajeto definido pela Setrans - Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro. Nessa etapa, a MAN Latin America, em conjunto com o Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, acompanhará o desempenho do ônibus por meio da medição de sua eficiência energética (Km/Leq), taxa de substituição e viabilidade econômica do projeto.

 

O veículo atende perfeitamente as características para operação de transporte coletivo urbano - possui motor traseiro de seis cilindros e 17 toneladas de peso bruto total. Este é o primeiro ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel homologado pelo Inmetro e usará de forma inédita um motor MAN Euro V. Além disso, a MAN Latin America é a primeira montadora no Brasil a oferecer o sistema GNV+Diesel como item original de fábrica.

 

"O protótipo da Volkswagen apresenta uma alternativa real para o diesel, reduz a utilização do combustível e a emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, sendo movido à GNV e diesel, o ônibus não fica restrito a um único combustível, permitindo ao frotista revender o veículo em locais sem abastecimento de gás", diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.

 

O coração da tecnologia está no seu sofisticado sistema de gerenciamento eletrônico, que permite controlar simultaneamente os sistemas de injeção dos dois combustíveis de modo a proporcionar a maior eficiência possível. Estas funções inovadoras foram desenvolvidas e testadas pelos engenheiros da Bosch no Brasil.

 

O motor GNV+Diesel apresenta alta eficiência em consumo de gás natural, semelhante ao motor que funciona somente com diesel: 1 litro de diesel pode ser substituído por 0,9 metros cúbicos de GNV. Este novo sistema emite 80% menos material particulado, um dos principais vilões dos centros urbanos, e 20% menos CO2, um dos maiores causadores do aquecimento global.

 

"Assim como ocorre com os carros flex, com o GNV+Diesel a escolha do combustível a ser utilizado é feita pelo usuário a qualquer momento, considerando fatores como disponibilidade ou vantagem no preço", ressalta Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Robert Bosch América Latina.

 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19