Inauguração de unidade da Rolls-Royce em Santa Cruz.
Redação/ Assessoria
A Rolls-Royce inaugurou nesta quarta-feira (27), no Distrito Industrial da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, sua unidade de montagem de turbogeradores de energia para plataformas de petróleo – equipamentos com demanda em crescimento devido às necessidades do mercado de óleo e gás, principalmente por causa do pré-sal.
O empreendimento é mais um passo para consolidar o setor turbinas no Rio de Janeiro. Com investimento de US$ 100 milhões, a unidade gerou 100 empregos diretos.
O empreendimento da Rolls-Royce contou com o apoio da Codin – vinculada à secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços –, para a obtenção do terreno e infraestrutura (energia, gás e água).
A unidade tem uma localização estratégica, por estar próxima ao porto de Itaguaí, via destinada ao escoamento de parte da produção.
A unidade já montou e entregou à Petrobras 12 dos 32 pacotes de turbogeradores com turbinas a gás RB211 encomendados pela empresa, de acordo com um contrato de 650 milhões de dólares, anunciado em novembro de 2011.
Os equipamentos destinam-se a oito FPSOs da Petrobras nos campos de Lula e Guará.
Presente à cerimônia de inauguração, o diretor de exploração e produção da Petrobras, José Miranda Formigli, destacou que essas oito plataformas produzirão, a partir de 2016, para o pré-sal.
A Rolls-Royce atenderá às exigências de conteúdo local, com o objetivo de ultrapassar 52% dos equipamentos quando a última unidade for entregue à Petrobras.
A GE Celma e a Turbomecas são outras empresas de setor turbinas no estado do Rio de Janeiro. Localizada em Petrópolis, a GE Celmaproduz turbinas para aviação.
A empresa tem expectativa de aumento de seus negócios, devido ao fato de o mercado de aviação nacional crescer acima da média dos outros países.
Fale Conosco
20