PD&I

Revisão do regulamento da Cláusula de PD&I tem audiência pública realizada pela ANP

Redação/Assessoria ANP
04/06/2019 20:40
Revisão do regulamento da Cláusula de PD&I tem audiência pública realizada pela ANP Imagem: Divulgação Visualizações: 383

A ANP realizou hoje (4/6) audiência pública sobre a proposta de revisão do Regulamento Técnico ANP nº 3/2015 (aprovado pela Resolução ANP nº 50/2015), que estabelece as regras para a aplicação de recursos da Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) presente nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural. A minuta passou por consulta pública de 30 dias, tendo recebido 136 contribuições de 23 instituições.

A revisão visa aprimorar e simplificar a aplicação dos recursos da cláusula de PD&I e fortalecer o resultado de inovação na utilização desses recursos. "É o primeiro passo para desburocratizar", afirmou o diretor da ANP José Cesário Cecchi, na abertura da audiência. "O objetivo é fomentar recursos em PD&I, cada vez mais cruciais para a indústria de petróleo e gás".

O conjunto de alterações propostas, de forma geral, amplia as possibilidades de atuação das instituições de pesquisa, viabiliza a execução de novos modelos de projetos e programas e gera benefícios imediatos, com impacto positivo para o cumprimento da obrigação de investimento em PD&I sem que sejam restringidos direitos e interesses das instituições de pesquisa, das empresas petrolíferas, dos outros agentes econômicos do setor e da sociedade em geral.

A iniciativa da ANP visa suprir lacunas e dar maior clareza a alguns dispositivos do regulamento; suprimir ou atenuar restrições e exigências que se mostram excessivas ou de difícil atendimento pelas empresas petrolíferas e acompanhamento pela Agência e estender o alcance de alguns dispositivos, ampliando as alternativas de atividades e despesas que poderão ser consideradas nos projetos de PD&I. A proposta também prevê a possibilidade de aporte de recursos da cláusula de PD&I nos chamados programas prioritários, de modo a permitir o direcionamento de parte dos recursos da cláusula para investimentos em pequenas empresas e startups.

As contribuições recebidas na consulta e audiência públicas serão analisadas tecnicamente. A minuta consolidada passará por análise jurídica e aprovação da diretoria da ANP para, então, a nova resolução ser publicada.

O que é a Cláusula de PD&I

A cláusula de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (Cláusula de PD&I) constante dos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural tem como objetivo estimular a pesquisa e a adoção de novas tecnologias para o setor, que é uma das atribuições da ANP (Lei nº 9.478/1997).

Nos contratos de concessão, a cláusula de PD&I estabelece que os concessionários devem realizar despesas qualificadas como pesquisa e desenvolvimento em valor correspondente a 1% (um por cento) da receita bruta da produção dos campos que pagam Participação Especial(PE), compensação financeira devida pelas empresas que exploram campos de petróleo/gás com grande volume de produção e/ou grande rentabilidade.Nos contratos de partilha de produção e de cessão onerosa, o valor da obrigação da Cláusula de PD&I corresponde a, respectivamente, 1% (um por cento) e 0,5% (meio por cento) da receita bruta anual dos campos pertencentes aos blocos detalhados e delimitados nos respectivos contratos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13