E&P

Reuniões públicas sobre o projeto Espadarte serão realizadas esta semana

A Petrobras realiza nos próximos dias 25 e 27 de janeiro reuniões públicas com a comunidade para apresentar o desenvolvimento da atividade de produção de óleo e gás no campo de Espadarte e área leste de Marimbá na Bacia de Campos.

Redação
23/01/2006 02:00
Visualizações: 334

A Petrobras realiza nos próximos dias 25 e 27 de janeiro reuniões públicas com a comunidade para apresentar o desenvolvimento da atividade de produção de óleo e gás no campo de Espadarte e área leste de Marimbá na Bacia de Campos.

O FPSO Espadarte encontra-se instalado a 140 km da costa e em uma área com, aproximadamente, 800 m de profundidade. O FPSO Espadarte está integrado na atividade de produção de óleo e gás no Campo de Espadarte e na área leste de Marimbá, na Bacia de Campos.

Segundo informa a Petrobras, os projetos ambientais desenvolvidos ao longo da operação do FPSO Espadarte são: Projeto de Monitoramento Ambiental; Projeto de Controle da Poluição; Projeto de Comunicação Social; Projeto de Educação Ambiental; Projeto de Treinamento dos Trabalhadores; e Projeto de Desativação da Unidade.

O FPSO Espadarte possui o Plano de Emergência Individual (PEI) composto por ações e procedimentos a serem executados em caso de incidente de poluição por óleo. A Petrobras conta com equipamentos específicos, embarcações de apoio e pessoal treinado em combate a derrames, preparados para responder
imediatamente a qualquer incidente. E a atividade prevista para o FPSO Espadarte está de acordo com as leis ambientais em vigor.

"O Estudo de Impacto Ambiental, ao qual foi submetida a atividade do FPSO Espadarte, identificou aspectos ambientais positivos, tais como pagamento de royalties e o crescimento da necessidade de produtos e serviços", se lê no comunicado enviado pela Petrobras.

Os aspectos indesejáveis serão avaliados como temporários pela companhia, que afirma que a maioria será eliminada ao final da atividade.

Visando proteger a pesca e o turismo, principais atividades da região, o estudo propõe ações de controle ambiental e a execução de projetos ambientais com o objetivo de acompanhar a qualidade do meio ambiente e manter um canal de comunicação com as populações da área de influência.

As reuniões serão realizadas em Casimiro de Abreu e Quissamã e a estatal disponibilizou ônibus partindo de todas os municípios afetados até os locais das reuniões.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20