Espírito Santo

Retroárea é liberada e Porto de Capuaba ganha nova estrada

<P>Reivindicada por operadores portuários e empresários que atuam no segmento de importação e exportação, a retroárea de Capuaba, localizada próxima ao Porto do mesmo nome, teve a licença de operação liberada ontem pela Secretaria estadual de Meio Ambiente.&nbsp; </P><P>A partir de hoje, ...

A Gazeta de Vitória
05/01/2007 00:00
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Reivindicada por operadores portuários e empresários que atuam no segmento de importação e exportação, a retroárea de Capuaba, localizada próxima ao Porto do mesmo nome, teve a licença de operação liberada ontem pela Secretaria estadual de Meio Ambiente. 

A partir de hoje, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) poderá receber cargas secas, não agressivas ambientalmente e destinadas à exportação, na retroárea de Capuaba que tem cerca de 250 mil metros quadrados. Reivindicação antiga dos empresários, o local será operado pela própria Codesa que aguardava apenas a licença de operação do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema).

Para o presidente da Codesa, Henrique Zimmer, a liberação da área é fundamental para agilizar o embarque de mercadorias. Certamente agora embarque que vinham sendo feito nos portos do Rio de Janeiro poderão voltar para Capuaba, comemora ele.

Para se ter uma idéia da importância da retroárea, basta dizer que a área em que o Terminal de Vila Velha (TVV) dispõe para armazenar cargas é de cerca de 80 mil metros quadrados.

Gargalo. Outro ponto considerado um gargalo para melhorar o desempenho de Capuaba, a estrada que liga o porto à Avenida Carlos Lindenberg, também está sendo resolvido, segundo Zimmer. O trecho do porto até à ponte de Aribiri está quase pronto e a obras de duplicação da ponte em fase final. O trecho tem 1,2 km, explicou ele.

O outro trecho, da ponte de Aribiri até à Avenida Carlos Lindenberg, ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit). São 2 km que melhorarão o fluxo de caminhões que levam carga para o Porto de Capuaba.

Zimmer explicou que ainda falta chegar a um acordo quanto ao traçado da Rodovia 447, que ligará o porto à BR 262, na altura da Braspérola. Ainda está em discussão se o traçado da 447 será mantido ou se serão feitas alterações. Há a proposta de se usar o traçado da Avenida Leste-Oeste incluída no projeto do Trancol III, explicou o presidente da Codesa.

Fonte: A Gazeta de Vitória

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