ROG.e 2024

Retomada do Petróleo e Gás impulsiona inovação e sustentabilidade no Brasil

Com novas oportunidades no setor, o Grupo I Can se consolida como parceiro estratégico, unindo tecnologia e gestão responsável para atender à demanda crescente.

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/09/2024 09:18
Retomada do Petróleo e Gás impulsiona inovação e sustentabilidade no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 1936 (0) (0) (0) (0)

O setor de petróleo e gás no Brasil vive uma fase de retomada, impulsionada por avanços tecnológicos, o lançamento de novas plataformas na Bacia de Campos e no pré-sal, além de projetos de exploração como a Margem Equatorial, que abrange uma vasta e inexplorada área ao longo da costa norte e nordeste do país. Esse cenário de recuperação abre novas oportunidades para empresas especializadas, como o Grupo I Can, que, com uma década de atuação, se consolida como parceira estratégica de grandes players da indústria, oferecendo expertise em gestão de ativos, consultoria e inovação.

Segundo Tereza Soares (foto), CEO do Grupo I Can, a empresa está preparada para atender à crescente demanda do setor. "Estamos prontos para apoiar nossos clientes em todas as fases dos projetos, desde a construção naval até o descomissionamento de plataformas, processo que envolve a retirada de instalações de produção que atingiram o fim de sua vida útil. Nossa experiência em gestão de ativos é um diferencial nesse momento de expansão", afirma Tereza.

O crescimento da produção de petróleo e gás no Brasil também reforça a necessidade de práticas sustentáveis. De acordo com o consultor Master do Grupo, Ricardo Blanco, o descomissionamento de plataformas, com foco em reciclagem verde, exige uma gestão cuidadosa e especializada, tanto nos aspectos ambientais quanto de segurança. "O descomissionamento responsável de plataformas é um desafio que demanda expertise técnica. Estamos comprometidos em oferecer soluções que combinem eficiência operacional e preservação ambiental", destaca Ricardo.

 Atualmente, o Grupo I Can realiza a avaliação patrimonial de antigas plataformas da Petrobras. "Essas embarcações descomissionadas podem ser alienadas como sucata pela estatal. O Grupo I Can, por meio de sua equipe, é responsável pela valoração patrimonial desses ativos, com o objetivo de oferecer valores reais de mercado para orientar a Petrobras nas alienações", explicam os assistentes Técnico Ramon Areias e de administração Romulo Oliveira.

Além disso, o consultor de TI Daniel Bisneto, ressalta que o avanço dos programas de transição energética e a transformação digital, com a integração de inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, estão redefinindo a maneira como as empresas operam, otimizando processos e garantindo maior eficiência. Ele explica que o Grupo I Can é uma das empresas que investe fortemente em inovação: "Para garantir a precisão de nossas análises, investimos em inteligência artificial como ferramenta de double check nas análises de dados realizadas por nossas equipes, agregando uma camada extra de segurança e confiabilidade aos nossos serviços".

Um dos principais diferenciais da empresa é seu Certificado de Registro e Classificação (CRC) da Petrobras, válido até junho de 2025, que reafirma o Grupo I Can como um parceiro de alta confiança. "O critério técnico é um fator determinante para a renovação do CRC, mas a empresa também se destaca nos quesitos econômico, legal e de integridade, sendo avaliada com nota 10 em todos esses aspectos", conclui Tereza Soares.

 

 PARCEIROS DE CONTEÚDO

           

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22