ROG.e 2024

Retomada do Petróleo e Gás impulsiona inovação e sustentabilidade no Brasil

Com novas oportunidades no setor, o Grupo I Can se consolida como parceiro estratégico, unindo tecnologia e gestão responsável para atender à demanda crescente.

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/09/2024 06:18
Retomada do Petróleo e Gás impulsiona inovação e sustentabilidade no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 2268

O setor de petróleo e gás no Brasil vive uma fase de retomada, impulsionada por avanços tecnológicos, o lançamento de novas plataformas na Bacia de Campos e no pré-sal, além de projetos de exploração como a Margem Equatorial, que abrange uma vasta e inexplorada área ao longo da costa norte e nordeste do país. Esse cenário de recuperação abre novas oportunidades para empresas especializadas, como o Grupo I Can, que, com uma década de atuação, se consolida como parceira estratégica de grandes players da indústria, oferecendo expertise em gestão de ativos, consultoria e inovação.

Segundo Tereza Soares (foto), CEO do Grupo I Can, a empresa está preparada para atender à crescente demanda do setor. "Estamos prontos para apoiar nossos clientes em todas as fases dos projetos, desde a construção naval até o descomissionamento de plataformas, processo que envolve a retirada de instalações de produção que atingiram o fim de sua vida útil. Nossa experiência em gestão de ativos é um diferencial nesse momento de expansão", afirma Tereza.

O crescimento da produção de petróleo e gás no Brasil também reforça a necessidade de práticas sustentáveis. De acordo com o consultor Master do Grupo, Ricardo Blanco, o descomissionamento de plataformas, com foco em reciclagem verde, exige uma gestão cuidadosa e especializada, tanto nos aspectos ambientais quanto de segurança. "O descomissionamento responsável de plataformas é um desafio que demanda expertise técnica. Estamos comprometidos em oferecer soluções que combinem eficiência operacional e preservação ambiental", destaca Ricardo.

 Atualmente, o Grupo I Can realiza a avaliação patrimonial de antigas plataformas da Petrobras. "Essas embarcações descomissionadas podem ser alienadas como sucata pela estatal. O Grupo I Can, por meio de sua equipe, é responsável pela valoração patrimonial desses ativos, com o objetivo de oferecer valores reais de mercado para orientar a Petrobras nas alienações", explicam os assistentes Técnico Ramon Areias e de administração Romulo Oliveira.

Além disso, o consultor de TI Daniel Bisneto, ressalta que o avanço dos programas de transição energética e a transformação digital, com a integração de inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, estão redefinindo a maneira como as empresas operam, otimizando processos e garantindo maior eficiência. Ele explica que o Grupo I Can é uma das empresas que investe fortemente em inovação: "Para garantir a precisão de nossas análises, investimos em inteligência artificial como ferramenta de double check nas análises de dados realizadas por nossas equipes, agregando uma camada extra de segurança e confiabilidade aos nossos serviços".

Um dos principais diferenciais da empresa é seu Certificado de Registro e Classificação (CRC) da Petrobras, válido até junho de 2025, que reafirma o Grupo I Can como um parceiro de alta confiança. "O critério técnico é um fator determinante para a renovação do CRC, mas a empresa também se destaca nos quesitos econômico, legal e de integridade, sendo avaliada com nota 10 em todos esses aspectos", conclui Tereza Soares.

 

 PARCEIROS DE CONTEÚDO

           

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.