MME

Resultados do GT de transições energéticas são integrados à Declaração de Líderes do G20

O Grupo de Trabalho (GT) teve um papel central nas discussões sobre segurança energética global durante a cúpula. Os resultados das contribuições, negociações e compromissos firmados ao longo do encontro foram divulgados nesta segunda-feira (18/11).

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
19/11/2024 14:47
Resultados do GT de transições energéticas são integrados à Declaração de Líderes do G20 Imagem: Ricardo Botelho/MME Visualizações: 855 (0) (0) (0) (0)

Presidido pelo ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, o Grupo de Trabalho (GT) de Transições Energéticas do G20 teve um papel central nas discussões sobre segurança energética global durante a cúpula. Os resultados das contribuições, negociações e compromissos firmados ao longo do encontro foram incorporados à Declaração de Líderes do G20, divulgada nesta segunda-feira (18/11).

"Durante o G20, o Ministério de Minas e Energia desempenhou uma função estratégica ao defender a necessidade de uma transição energética inclusiva, que leve em conta as diferenças entre as economias desenvolvidas e em desenvolvimento, buscando mitigar os impactos sociais e econômicos nas populações mais vulneráveis. Focamos nossos esforços em identificar soluções que se adaptem à realidade de cada país, e continuaremos trabalhando para alcançar esses objetivos", afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Na Declaração de Líderes, os chefes de Estado endossaram os princípios de uma transição energética justa e inclusiva, nos quais o GT destacou a necessidade de elaboração e implementação de políticas domésticas para promover transições energéticas eficazes. Outro resultado importante foi o reconhecimento da relevância do planejamento energético nacional, do fortalecimento das capacidades locais, das estratégias políticas e marcos legais, assim como da cooperação entre diferentes níveis de governo para criar ambientes que atraiam investimentos para as transições energéticas.

Além disso, a Declaração reconheceu a urgência em aumentar os investimentos em todas as fontes e canais financeiros para suprir a lacuna de financiamento das transições energéticas, com especial foco nos países em desenvolvimento.

Os líderes do G20 também ressaltaram a importância de abordagens tecnologicamente neutras, integradas e inclusivas para o desenvolvimento e a implantação de soluções de baixo carbono, incluindo energias renováveis, combustíveis e tecnologias sustentáveis para redução e remoção de carbono. A meta é criar mercados globais escaláveis que acelerem a transição energética, especialmente nos setores de difícil descarbonização.

Por fim, os líderes mundiais se comprometeram a acelerar os esforços para garantir o acesso universal ao cozimento limpo até 2030, por meio da formulação de políticas facilitadoras e do fornecimento de apoio financeiro e tecnológico, com foco na mobilização de recursos para os países em desenvolvimento e o aumento dos investimentos anuais em projetos de cozimento limpo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Vitória PetroShow 2025
Vitória PetroShow 2025 dá início ao maior evento capixab...
01/04/25
Drilling
Constellation anuncia contrato de US$ 170 milhões com a ...
01/04/25
Leilão
PPSA vai comercializar 75,5 milhões de barris de petróle...
01/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de janeiro para contratos ...
01/04/25
Petrobras
Preços de diesel para distribuidoras têm aumento
01/04/25
Meio Ambiente
Petrobras e BNDES firmam parceria para reflorestar a Ama...
01/04/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
SOWITEC tem presença destacada no iBEM 2025
31/03/25
Margem Equatorial
Petrobras contribui para ampliação da plataforma contine...
30/03/25
IBEM25
Em congresso internacional de energia, Petrobahia debate...
29/03/25
Mulheres na indústria
Repsol Sinopec Brasil lança Prêmio Ciência Delas
28/03/25
Conteúdo Local
ANP divulga informações sobre o conteúdo local definido ...
28/03/25
Refino
Acelen lança programa para fortalecer cadeia produtiva
28/03/25
Evento
Finanças solidárias na Bahia: workshop promovido pela SD...
28/03/25
Pernambuco
Capacidade de processamento da RNEST é ampliada com conc...
28/03/25
Internacional
Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em opera...
28/03/25
IBEM25
Estudantes de Engenharia adaptam veículo para a geração ...
28/03/25
IBEM25
Encerramento do iBEM 25: Um Marco na Discussão Energétic...
28/03/25
IBEM25
iBEM 25: Conferência discute desafios da reciclagem de a...
27/03/25
IBEM25
Empresa promove momentos de bem estar a participantes do...
27/03/25
IBEM25
Confraternização iBEM 25 abriu espaço intimista para Net...
27/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.