As propostas das empresas que participam da licitação Transpetro serão abertas até o final deste mês e a assinatura dos contratos poderá ocorrer ainda em março.
As propostas das empresas que participam da licitação Transpetro serão abertos até o final deste mês e assinatura dos contratos poderá ocorrer ainda em março. O presidente da estatal, Sérgio Machado, informou que o primeiro envelope - com a proposta técnica e as garantias - será aberto até o final desta semana e, caso não haja recursos, os envelopes de preço serão abertos em seguida. Machado garante que antes do carnaval (que ocorre no dia 28 de fevereiro) os preços das propostas já terão sido divulgados.
A reboque da divulgação dos resultados da Licitação, o residente da estatal pretende dar maior ênfase às negociações sobre o preço do aço junto ao Ministério da Fazenda. A proposta da Transpetro e das entidades envolvidas no setor naval é de que os impostos incidentes sobre o aço adquirido para a construção naval sejam equiparados aos impostos do aço dedicado a reparos navais, sobre o qual não incidem imposto de importação, Pis, Cofins, nem IPI. "O objetivo é que o Brasil possa comprar o aço com o mesmo valor que ele é exportado", argumenta Machado.
As empresas apresentaram duas opções de preços em suas propostas de licitação: uma com aço e outra sem aço. Esses valores, afirma Machado, darão maior respaldo para a negociação com o Ministério da Fazenda. O aço representa cerca de 30% do valor dos navios.
Nesta primeira fase da licitação para o Programa de Modernização e Expansão da Fronta serão encomendados 26 navios de grande porte. O Programa completo inclui a encomenda de 42 navios.
Fale Conosco
21