A Petrobras informou ter encontrado 875 milhões de barris de petróleo e gás no Brasil em 2007. O número refere-se apenas a campos com viabilidade comercial comprovada e exclui os em avaliação, como o de Tupi. Com as novas descobertas, as reservas brasileiras da estatal subiram 1,2% em 2007, atingindo 13,920 bilhões de barris de petróleo e gás, segundo o critério da Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE, em inglês), utilizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Com esse volume, segundo a companhia, o Brasil tem hoje reservas para 19,6 anos, mantido o ritmo de produção atual. A conta não considera descobertas de empresas privadas. A Petrobras informou que fez 53 notificações de descobertas à ANP em 2007, incluindo Tupi. Mas só seis campos foram declarados comerciais e passaram à fase de projetos de produção. Há apenas um campo marítimo na lista, batizado de Xerelete, na Bacia de Campos. s demais estão em terra: Guanambi, na Bacia do Recôncavo; Biguá, Cancã e Jacupemba, no Espírito Santo; e Japuaçu, em Alagoas.
A Petrobras informou ainda que em 2007 descobriu outras reservas em campos já em produção - como Marlim Sul e Jubarte, na Bacia de Campos - e reservatórios que foram incorporados a projetos existentes. Além disso, elevou as reservas de campos como Roncador e Albacora Leste, em Campos; Mexilhão, em Santos; e Manati, na Bahia, entre outros.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a
usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa
política de privacidade, termos de uso
e cookies.