O&G TechWeek 2019

Repsol Sinopec Brasil, Ouro Negro e PUC-Rio ampliam parceria tecnológica

Novo projeto visa desenvolvimento de ferramenta de perfilagem através d a coluna de produção para avaliação da integridade do cimento de poços (logging through tubing)

Redação/Assessoria
27/08/2019 11:02
Visualizações: 582

Acreditando no modelo de inovação aberta na cadeia produtiva de óleo e gás como a forma de gerar soluções otimizadas que contribuam para a sustentabilidade das operações dessa indústria, a Repsol Sinopec Brasil, a Ouro Negro e o Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) ampliam a parceria tecnológica firmada no primeiro semestre. O novo acordo tecnológico prevê o desenvolvimento de uma ferramenta de perfilagem (TTilt), inserida dentro da coluna de produção (logging through tubing), para avaliação da qualidade do cimento em poços revestidos.

“A proposta é ter uma ferramenta que possibilite detectar anomalias do cimento na camada adjacente e não apenas na camada mais próxima à ferramenta, como ocorre com as soluções disponíveis no mercado, evitando assim a remoção da coluna de produção para realizar essa operação”, explica Támara García, Gerente de Pesquisa e Inovação da Repsol Sinopec Brasil. Em uma visão mais simplista, enquanto a tecnologia atual permite que se ‘enxergue’ a integridade do cimento apenas quando este se encontra mais próximo à ferramenta, a solução que será desenvolvida pelos três parceiros possibilitará ter uma ‘visão’ mais potente, indo além de uma única parede. “O potencial é enorme, tanto no abandono quanto nas intervenções de poços”, complementa.

De acordo com o CEO da Ouro Negro, Eduardo Costa, a ideia é que o TTilt seja futuramente incorporado ao Wellrobot®, tornando ainda mais autônomo o sistema. A necessidade de realizar intervenções no poço será reduzida, com todos os custos e impactos que essas operações acarretam. Isso porque o robô fica permanentemente instalado no poço, analisando e, repassando os dados continuamente para o topside do FPSO, para um ROV ou mesmo para um AUV que esteja passando pela região para coletar dados”, explica o executivo. “O TTilt já seria extremamente disruptivo. Sua incorporação ao Wellrobot® e todas essas outras possibilidades levariam essa disrupção a um patamar hoje inimaginável, mas perfeitamente possível”, complementa Tamara Garcia.

O professor Arthur Braga, do Departamento de Engenharia mecânica do CTC/PUC-Rio, que conduz essa parceria pela universidade, observa que as operações de tamponamento e abandono (P&A) apresentam enormes desafios técnicos e econômicos para a indústria de óleo e gás. “Para ser permanentemente abandonado, o poço deve ser vedado hidraulicamente de forma a isolar o reservatório e outras formações portadoras de fluido, evitando vazamentos para o seu entorno e potenciais desastres ambientais de larga escala”, explica. “Daí a importância em desenvolver tecnologias para avaliar a integridade do cimento e sua capacidade de vedação”, conclui.

A parceria tripartite é vista como estratégica pela Repsol Sinopec. “O exemplo recente de outras indústrias mostrou que a colaboração entre universidades e empresas de tecnologia trazem resultados mais impactantes. Nesse contexto, a Repsol Sinopec Brasil vem buscando o desenvolvimento de tecnologias desde conceitos fundamentais até a sua aplicação em campo, de modo a atingir inovações realmente disruptivas, que tanto precisamos para nossa indústria”, finaliza Támara García, Gerente de Pesquisa e Inovação da Repsol Sinopec Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.