Meio ambiente

Repsol Sinopec Brasil desenvolve sistema autônomo para identificar possíveis vazamentos de óleo no mar

Redação/Assessoria
26/07/2019 12:00
Visualizações: 1329

A Repsol Sinopec Brasil, em parceria com a TideWise e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está desenvolvendo um projeto inovador para a indústria de óleo e gás, um sistema autônomo para identificar possíveis vazamentos de óleo no mar, em ambiente offshore, e coletar dados metoceanográficos para alimentar modelos de dispersão de óleo. Esta tecnologia poderia ser aplicada também em campanhas de inspeção dos mais variados equipamentos offshore.

A solução do projeto é um trabalho em conjunto de uma embarcação autônoma e um veículo aéreo não tripulado (VANT) autônomo, que consiste em um sistema de comunicação integrado de dados que gera informações relevantes para uma tomada de decisão mais rápida e eficaz. Um vazamento seria detectado por meio de inspeção visual através de câmeras específicas instaladas nesse veículo aéreo, mais conhecido como drone.

De acordo com o engenheiro naval Higuel Norões, gerente do projeto na TideWise, empresa brasileira de desenvolvimento de embarcações e sistemas robóticos, a inovação deve contribuir para uma rápida resposta de acionamento das embarcações empregadas na operação de contenção e limpeza, evitando impactos no meio ambiente. A duração prevista do projeto é de 18 meses, e um protótipo deve participar de testes em julho do próximo ano.

Para Rafael Coelho, diretor da TideWise, o projeto ARIEL explora a fronteira do conhecimento na área de robótica. "O uso de embarcações autônomas é uma tendência mundial, inclusive dentro da indústria offshore. Estamos integrando dois veículos autônomos para realizar uma tarefa única de maneira colaborativa. Essa tecnologia está sendo explorada pelos centros de pesquisa mais avançados do planeta, e ainda não existe uma solução vigente", relata o engenheiro.

A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Repsol Sinopec Brasil, Támara García, destaca que o objetivo principal deste sistema é ser utilizado para apoiar planos de emergência. "Haverá aumento de eficiência dos sistemas de monitoramento de vazamentos de óleo e, consequentemente, diminuição dos custos e riscos associados a esta tarefa". Também visionamos utilizar a tecnologia em campanhas de inspeção dos mais variados equipamentos, conclui.

Outro grande ganho do projeto é eliminar alarmes falsos de qualquer incidente de vazamento de óleo, evitando assim, os custos desnecessários de mobilização da equipe de contenção e limpeza, adiciona Marcelo Andreotti, responsável pelo projeto na Repsol Sinopec Brasil.

Repsol Sinopec Brasil - A Repsol Sinopec Brasil é uma companhia brasileira que faz parte do Grupo Repsol, uma empresa de energia e mobilidade que está presente em mais de 50 países e atua em todo a cadeia de valor: exploração e produção, transformação, desenvolvimento e marketing energético eficiente, sustentável e competitivo. Pioneira na abertura do mercado e na exploração do pré-sal brasileiro, a Repsol Sinopec é atualmente uma das empresas que mais produzem petróleo e gás no Brasil. Com atividades nas bacias de Campos e Santos, nossa carteira de ativos inclui três campos produtivos – Sapinhoá, Lapa e Albacora Leste – além de blocos exploratórios com grande potencial. Mais informações em: www.repsolsinopec.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23