Meio ambiente

Repsol Sinopec Brasil desenvolve sistema autônomo para identificar possíveis vazamentos de óleo no mar

Redação/Assessoria
26/07/2019 09:00
Visualizações: 1499

A Repsol Sinopec Brasil, em parceria com a TideWise e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está desenvolvendo um projeto inovador para a indústria de óleo e gás, um sistema autônomo para identificar possíveis vazamentos de óleo no mar, em ambiente offshore, e coletar dados metoceanográficos para alimentar modelos de dispersão de óleo. Esta tecnologia poderia ser aplicada também em campanhas de inspeção dos mais variados equipamentos offshore.

A solução do projeto é um trabalho em conjunto de uma embarcação autônoma e um veículo aéreo não tripulado (VANT) autônomo, que consiste em um sistema de comunicação integrado de dados que gera informações relevantes para uma tomada de decisão mais rápida e eficaz. Um vazamento seria detectado por meio de inspeção visual através de câmeras específicas instaladas nesse veículo aéreo, mais conhecido como drone.

De acordo com o engenheiro naval Higuel Norões, gerente do projeto na TideWise, empresa brasileira de desenvolvimento de embarcações e sistemas robóticos, a inovação deve contribuir para uma rápida resposta de acionamento das embarcações empregadas na operação de contenção e limpeza, evitando impactos no meio ambiente. A duração prevista do projeto é de 18 meses, e um protótipo deve participar de testes em julho do próximo ano.

Para Rafael Coelho, diretor da TideWise, o projeto ARIEL explora a fronteira do conhecimento na área de robótica. "O uso de embarcações autônomas é uma tendência mundial, inclusive dentro da indústria offshore. Estamos integrando dois veículos autônomos para realizar uma tarefa única de maneira colaborativa. Essa tecnologia está sendo explorada pelos centros de pesquisa mais avançados do planeta, e ainda não existe uma solução vigente", relata o engenheiro.

A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Repsol Sinopec Brasil, Támara García, destaca que o objetivo principal deste sistema é ser utilizado para apoiar planos de emergência. "Haverá aumento de eficiência dos sistemas de monitoramento de vazamentos de óleo e, consequentemente, diminuição dos custos e riscos associados a esta tarefa". Também visionamos utilizar a tecnologia em campanhas de inspeção dos mais variados equipamentos, conclui.

Outro grande ganho do projeto é eliminar alarmes falsos de qualquer incidente de vazamento de óleo, evitando assim, os custos desnecessários de mobilização da equipe de contenção e limpeza, adiciona Marcelo Andreotti, responsável pelo projeto na Repsol Sinopec Brasil.

Repsol Sinopec Brasil - A Repsol Sinopec Brasil é uma companhia brasileira que faz parte do Grupo Repsol, uma empresa de energia e mobilidade que está presente em mais de 50 países e atua em todo a cadeia de valor: exploração e produção, transformação, desenvolvimento e marketing energético eficiente, sustentável e competitivo. Pioneira na abertura do mercado e na exploração do pré-sal brasileiro, a Repsol Sinopec é atualmente uma das empresas que mais produzem petróleo e gás no Brasil. Com atividades nas bacias de Campos e Santos, nossa carteira de ativos inclui três campos produtivos – Sapinhoá, Lapa e Albacora Leste – além de blocos exploratórios com grande potencial. Mais informações em: www.repsolsinopec.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.