Empresas

Repsol entra no mercado asiático de GNL

A Repsol firmou um contrato com a companhia estatal Korea Gas Corporation (KOGAS) para o fornecimento de gás natural liquefeito ao mercado asiático.

Redação
14/02/2011 13:27
Visualizações: 571

A Repsol firmou um contrato com a companhia estatal Korea Gas Corporation (KOGAS) para o fornecimento de gás natural liquefeito ao mercado asiático.

 


O acordo, que entrou em vigor em janeiro de 2011, contempla o fornecimento de 1,9 bcm de GNL, quantidade equivalente ao abastecimento anual de um milhão de lares. A Repsol fornecerá gás natural liquefeito procedente da planta de liquefação associada ao projeto Peru LNG, cuja produção comercializa com exclusividade a petroleira espanhola.


Este contrato supõe a entrada da Repsol no mercado asiático de gás natural liquefeito e reforça sua posição de liderança no fornecimento deste produto. A Repsol é a quarta maior fornecedora de GNL do mundo e tem uma posição dominante na bacia atlântica, onde fornece gás a Estados Unidos e Europa desde Trinidad e Tobago.
 
 
A Repsol comercializou 9 bcm de gás equivalente em 2010 e prevê incrementar este volume em ao menos 50% em 2011, após iniciar Peru LNG.


Peru LNG


A Repsol comercializa com exclusividade a produção do projeto da planta Peru LNG. Dois terços desta produção serão destinados ao terminal de Manzanillo, na costa oeste do México que tem previsto o início de seu funcionamento para o quarto trimestre deste ano.


A planta, com uma capacidade nominal de 4,4 milhões de toneladas/ano, pode processar 17 milhões de m3/dia de gás, o que equivale, aproximadamente, a 15% do consumo na Espanha. Conta com os dois maiores tanques de armazenamento do Peru (com 130.000 m3 de capacidade cada um) e um terminal marinho de mais de um quilômetro que pode receber navios com capacidades entre 90.000 m3 e 173.000 m3.


O fornecimento de gás natural procede do campo Camisea, do qual a Repsol também participa com 10%, e ocorre através de um gasoduto de 408 quilômetros de comprimento cuja construção faz parte do projeto Peru LNG.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25