Negócios

Repsol e Sinopec assinam acordo para explorar petróleo no Brasil

A espanhola Repsol e a chinesa Sinopec assinaram acordo para desenvolver conjuntamente os projetos de prospecção e produção da companhia europeia no Brasil através de uma filial, da qual a firma chinesa passará a controlar 40% do capital.

Redação/ Agências
01/10/2010 13:10
Visualizações: 212 (0) (0) (0) (0)
A espanhola Repsol e a chinesa Sinopec assinaram acordo para desenvolver conjuntamente os projetos de prospecção e produção da companhia europeia no Brasil através de uma filial, da qual a firma chinesa passará a controlar 40% do capital.


A aliança cria uma das maiores firmas energéticas da América Latina, com um valor de US$ 17,8 bilhões, informou nesta sexta-feira Repsol em comunicado à Comissão Nacional da Bolsa de Valores (CNMV), que regulamenta a bolsa espanhola.


Segundo a fonte, os ativos da Repsol no Brasil estão avaliados atualmente em US$ 10,7 bilhões.


Em virtude do acordo, a Repsol Brasil realizará uma ampliação de capital que será assinada integralmente pela Sinopec, que após a operação passará a controlar 40% da sociedade brasileira, enquanto a companhia espanhola manterá os 60% restantes.


A Repsol estudava há meses distintas fórmulas para financiar a exploração dos hidrocarbonetos encontrados no Brasil, e cogitava lançar na bolsa 40% da filial brasileira ou vender diretamente essa participação a um sócio industrial.


Os fundos captados com a operação cobrirão a totalidade das necessidades de financiamento dos investimentos previstas para o desenvolvimento da bolsa de ativos da Repsol Brasil.


Repsol e Sinopec, cuja aliança deverá receber o sinal verde das autoridades competentes, continuarão com seus planos de expansão no Brasil e participarão, conjuntamente ou separadamente, em futuras rodadas de licitação no país.


Para o presidente da companhia petrolífera espanhola, Antonio Brufau, o acordo supõe o reconhecimento da "grande criação de valor que supôs o esforço investidor, tanto em recursos humanos quanto técnicos e materiais, realizado pela Repsol na atividade de prospecção", particularmente no pré-sal.


Brufau expressou sua satisfação por compartilhar o desenvolvimento dos projetos brasileiros "com um parceiro de reconhecido prestígio no setor, como a Sinopec", e ressaltou que juntos poderão "ajudar a expandir as relações empresariais" entre China e Espanha.


A Sinopec é a maior companhia petrolífera e petroquímica da China, e desenvolve projetos de prospecção e produção de hidrocarbonetos em 20 países.


A companhia petrolífera conta com uma produção anual superior a 350 milhões de barris e reservas comprovadas equivalentes a cerca de quatro bilhões de barris.


Segundo o comunicado de Repsol à CNMV, a espanhola é uma das companhias energéticas privadas líderes em prospecção e produção do Brasil, e foi a terceira maior produtora de hidrocarbonetos em 2009.


Além disso, conta com uma posição estratégica nas áreas de maior potencial do pré-sal, e lidera, junto à Petrobras e à BG, a atividade exploratória na Bacia de Santos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2024
BRAVA Energia investe em tecnologia para aumentar a prod...
04/10/24
Evento
Naturgy debate as perspectivas do biometano e do gás nat...
04/10/24
Parceria
Petrobras e Itaipu discutem parceria na área de inovação...
04/10/24
ROG.e 2024
Indovinya anuncia seis lançamentos durante a ROG.e 2024
03/10/24
Baía de Guanabara
Ipiranga anuncia expansão da operação de comercialização...
03/10/24
Amcham
Cooperação com os EUA poderá reduzir as emissões de meta...
03/10/24
Combustíveis
Preço do diesel se mantém estável em setembro e encerra ...
03/10/24
Pessoas
Vilson Rigon é o novo presidente da Techint E&C Brasil
02/10/24
Segurança
Plataformas de petróleo offshore: nova tecnologia aument...
02/10/24
Biometano
Expansão da produção de biometano pode gerar 20 mil empr...
02/10/24
Drilling
Após 28 dias de manutenção programada em dique seco, Nor...
02/10/24
Oportunidade
ALE Combustíveis contrata profissionais e estagiários em...
02/10/24
Internacional
Petrobras poderá participar no bloco Deep Western Orange...
02/10/24
ANP
Mercado de lubrificantes: ANP divulga nova tabela com có...
02/10/24
ROG.e 2024
Merax se destaca na ROG.e 2024: Uma vitrine global para ...
01/10/24
Negócio
bp conclui aquisição da propriedade total da BP Bunge Bi...
01/10/24
ANP
Com 4,345 milhões de boe/d, produção de agosto superou a...
01/10/24
Resultado
Posidonia Alcança marcos importantes com novos contratos...
01/10/24
Parceria
CBMM inicia teste de uso de BioGLP em parceria com Ultra...
01/10/24
Seminário
Seminário promovido pela Austral Seguradora discute o pa...
01/10/24
Evento
Sergipe celebra Dia do Petróleo e reforça posição estrat...
01/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20