Repetro

Repensar Macaé e Repetro são focos de nova estratégia

O Debate, 16/04/2018
16/04/2018 15:37
Visualizações: 588

O futuro das operações do petróleo na Bacia de Campos, através da garantia de investimentos das grandes operadoras offshore, em especial a Petrobras, unifica duas mobilizações importantes que nascem em Macaé, com objetivo de garantir a construção de um novo marco para as atividades de óleo e gás no Estado e no país.

Através do "Repensar Macaé" e do "Repetro Já", instituições que defendem o desenvolvimento econômico e sustentável da região, através do potencial ainda previsto nas reservas de petróleo situadas no pós-sal e nos campos maduros, conclamam agora a sociedade para participar de atos que visam provocar reações sociais para enfrentar decisões políticas que podem colocar a restruturação da dinâmica offshore em decadência.

Nesta semana, atos capitaneados pela Comissão Municipal da Firjan, com o respaldo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (Abespetro), da International Association of Drillings Contractors (IADC) e Rede Petro-Bacia de Campos irão defender os principais pontos da "agenda do petróleo", fundamentais para a recuperação de mais de 500 mil postos de trabalho, do ramo do petróleo, fechados pela crise, além da abertura de novas 250 mil vagas.

Na defesa pelo Repetro - sistema de tributação especial para operações do petróleo - as instituições lançam campanhas que visam explicar para a sociedade macaense a importância de frear dois projetos em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Até mesmo um protesto está sendo organizado pela Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, da Câmara de Vereadores, para ser realizado em frente ao parlamento estadual.

"A sociedade precisa conhecer o grande risco que a nossa região corre, caso a Alerj modifique as regras do Repetro, reduzindo assim os efeitos desta tributação especial. O que está em jogo são bilhões em impostos que serão perdidos, assim como a perda de milhares de postos de trabalho", alerta o presidente da Comissão Municipal da Firjan, Evandro Cunha.

O conselho empresarial da cidade também prepara agenda para um novo encontro do "Repensar Macaé", para a apresentação dos projetos focados em promover o desenvolvimento econômico da cidade, impulsionado pela vocação do petróleo.

A ideia é que no segundo encontro do Repensar Macaé sejam definidas ações efetivas para garantir a consolidação de pautas antigas, como a duplicação da BR 101 e as obras de reforma da pista do Aeroporto, com base no processo de privatização planejado pelo governo federal.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste es...
10/04/26
ANP
Fiscalização: aprovada consulta pública para revisão de ...
10/04/26
ANP
Reservas provadas de petróleo no Brasil cresceram 3,84% ...
10/04/26
Bacia de Campos
Petrobras retoma 100% de participação no campo de Tartar...
10/04/26
Oportunidade
Por que formar profissionais para funções críticas se to...
09/04/26
Energias Renováveis
Crise energética global impulsiona protagonismo do Brasi...
09/04/26
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23