Pecém

Regaseificação é adiada para o mês de novembro

<P>Ficará somente para novembro a regaseificação da primeira carga de GNL (gás natural liqüefeito) do terminal móvel instalado no Porto do Pecém, segundo informou ontem, durante apresentação na Rio Oil &amp; Gas 2008, no Rio, a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Fost...

Diário do Nordeste - CE
17/09/2008 21:00
Visualizações: 436

Ficará somente para novembro a regaseificação da primeira carga de GNL (gás natural liqüefeito) do terminal móvel instalado no Porto do Pecém, segundo informou ontem, durante apresentação na Rio Oil & Gas 2008, no Rio, a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster. O gás, que abastecerá as térmicas do Estado, estava previsto para ser lançado até 25 de setembro. ´Nós entendíamos que deveríamos partir do terminal de Pecém com todas as redundâncias no que se refere a equipamentos de segurança absolutamente prontos´, justificou Foster.

Segundo a diretora da Petrobras, entretanto, é possível que o terminal ainda não opere regularmente este ano. ´O GNL é uma questão econômica. Se ficar o preço da geração elétrica como está, muito provavelmente eu apenas farei este ano um comissionamento [operações de teste] no terminal´, afirma.

Foster observa que as cargas, pelo fato de serem spot — ou seja, a entrega da mercadoria é imediata e o pagamento é feito à vista —, o mercado poderá realizar a sua compra.

De acordo com ela, se a análise do nível e acumulação da água mostrar que a Petrobras corre o risco de não atender com a geração contratada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração dessa energia não será feita por meio de GNL. No caso da térmica da empresa no Estado, a Termoceará, a produção da energia elétrica poderá ser realizada através da utilização de óleo diesel, quando o processo de conversão para bicombustível estiver concluído.

O Terminal de Regaseificação do Pecém, operado pelo navio Golar Spirit, é o primeiro terminal móvel do tipo a operar no Brasil, e poderá regaseificar sete milhões de metros cúbicos por dia. Esta quantidade equivale a cerca de metade do consumo atual de gás natural atualmente destinado ao mercado térmico nacional.

Além dele, a Petrobras também terá outro navio regaseificador na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Este terminal, segundo Foster, deverá ser comissionado entre novembro e dezembro. A diretora da Petrobras reiterou o interesse da estatal em construir um novo terminal, que provavelmente ficará na Região Sul.

Pré-sal

A produção de gás natural associado ao petróleo a ser retirado da camada pré-sal, de acordo com Foster, irá garantir um acréscimo de gás doméstico, ´mas o gás da Bolívia e o GNL são bem-vindos para complementar o gás nacional´. Foster já admite a possibilidade de a estatal instalar plantas de gaseificação em alto-mar. As perspectivas são otimistas, mas ela é cautelosa: ´a auto-suficiência, para ser comentada, precisamos ter concluído uma série de trabalhos em andamento no pré-sal. Não tenho previsão e não sei se vamos atingir a auto-suficiência´. A construção destas unidades é apoiada pelo superintendente de Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa energética (EPE), Gelson Serva.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.