Petrobras

Refinarias da Petrobras registraram menos emissões de gases de efeito estufa em 2023

Melhora em resultados se deve a investimentos em transição energética

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
05/02/2024 15:02
Refinarias da Petrobras registraram menos emissões de gases de efeito estufa em 2023 Imagem: Marcos Peron/Agência Petrobras Visualizações: 2614

O parque de refino da Petrobras apresentou significativos resultados em eficiência energética no ano passado, comparando-se com o mesmo período de 2022. A intensidade de emissões do Refino caiu de 37,9 para 36,8 kgCO2 por carga equivalente em 2023. Com isso, foram evitadas a queima de 490 mil m³/dia de gás natural e a emissão de 535 mil toneladas de CO2. É o equivalente a retirar de circulação uma frota de mais de 6 mil ônibus urbanos movidos a diesel ou mais de 88 mil carros movidos à gasolina.

Já a captação de água doce reduziu de 106,3 bilhões de litros, em 2022, para 103,4 bilhões, em 2023. Com isso, foi evitado um consumo 2,9 bilhões de litros, economia equivalente ao consumo anual de, aproximadamente, dez mil famílias.

Processos de produção mais eficientes

São muitas as iniciativas que permitiram os ganhos em eficiência energética. Entre elas, destaques para a redução das perdas de vapor e condensado em todas as refinarias; redução do envio sistêmico de gases para os sistemas de tocha; e aperfeiçoamento da matriz energética, por meio de uma menor queima de óleo e GLP nas refinarias, priorizando o uso de energéticos menos intensos em carbono.

Os dados foram gerados a partir de investimentos expressivos na eficiência das operações, suportadas por soluções robustas de tecnologia e digitalização de processos, que permitem produzir com rentabilidade e segurança.

De acordo com diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “a transição energética demanda investimentos em eficiência. A Petrobras está contribuindo, cada vez mais, com a descarbonização de processos, sem deixar de investir em derivados para o crescimento do país.”.

Ampliação dos investimentos para todo o parque de refino

Em novembro de 2023, a Petrobras anunciou seu Plano Estratégico para o período 2024-28. Um dos destaques do novo plano é a ampliação do Programa Reftop para todo o seu parque de refino. Por meio desse programa, a Petrobras vem atingindo as suas metas de eficiência e confiabilidade, economizando cerca de US$ 589 milhões entre 2021 e 2023, a partir das ações implementadas nas refinarias do Sudeste. Com o Reftop, a Petrobras almeja colocar o seu parque industrial entre os melhores do mundo em eficiência operacional e energética até 2030.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25