Meio ambiente

Refinarias da Petrobras em São Paulo reutilizam quase 11 bilhões de litros de água por ano

A economia gerada equivale ao consumo anual de 1,5 milhão de pessoas

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
25/10/2021 17:18
Refinarias da Petrobras em São Paulo reutilizam quase 11 bilhões de litros de água por ano Imagem: Divulgação Visualizações: 1969

A utilização de água é fundamental para processamento de óleo, gás e derivados, geração de vapor e manutenção dos sistemas de resfriamento das refinarias. Em razão disso, a gestão de recursos hídricos na Petrobras visa garantir o suprimento necessário às atividades, mas também contribuir com a conservação e disponibilidade nas áreas próximas das unidades da empresa. Somente em 2020, as refinarias de São Paulo reutilizaram quase 11 bilhões de litros de água, equivalente ao consumo médio anual de quase 380 mil famílias de 4 pessoas – o que seria suficiente para abastecer uma das cidades mais populosas do estado, como Campinas ou Guarulhos.
A quantidade de água consumida em uma refinaria varia de acordo com a capacidade de processamento, portfólio de produtos, tecnologias empregadas, clima local, localização geográfica, entre outros fatores. “Todos os processos utilizam água para resfriamento, para aquecimento, através da geração de vapor, para lavagem de sistemas e para garantia da segurança das instalações, como o combate a incêndio. O reuso de água é uma ação importante para que nossa produção seja cada vez mais eficiente e sustentável ”, explica a gerente executiva de Refino da Petrobras, Elza Kallas.
Um exemplo de como o reúso economiza recursos hídricos vem da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). A unidade reutilizou o volume de aproximadamente 1,5 bilhão de litros, equivalente a 602 piscinas olímpicas, consolidado em 2020. Em 2021 foram implementadas ações e projetos que aumentaram em 20% a recuperação de água para os sistemas de geração de vapor, o que reduziu o consumo de energia da refinaria em 0,6% e a captação de água em 0,5%, além de reduzir a geração de CO2 pela menor queima de combustível para geração de vapor.

Já a Refinaria de Paulínia (Replan) conta com 18 ações de reúso que no mesmo ano, representaram uma economia de quase 3,2 bilhões de litros de água. Essas ações representam cerca de 15% do consumo de água da refinaria. Atenta às necessidades de economia deste recurso natural essencial, a Replan tem em sua carteira de projetos novas ações que pretendem gerar economia adicional de mais 100 mil litros por hora no futuro, ampliando ainda mais o Programa de Reúso de Água da Replan.
Na Refinaria Henrique Lage (Revap), situada em São José dos Campos, 32% do volume utilizado nos processos vem de água reaproveitada. Os 623 mil litros por hora reutilizados dariam para abastecer uma cidade de 136 mil habitantes durante um ano. A modernização da refinaria também considerou projetos que representaram quase o dobro de economia hídrica de 2009 para 2020. Mesmo depois de implantar novas unidades, o que elevaria o consumo de água, por meio de novas tecnologias a refinaria conseguiu suprir esse consumo com a reutilização ao invés de captar mais água. Em 2023 estima-se um aumento de 20 mil litros de água reutilizada por hora na Revap.
A Refinaria de Capuava (Recap) reutiliza em média 70 mil litros de água por hora, o equivalente a 20 piscinas olímpicas, e a tendência é aumentar este volume. Na Recap os sistemas de água de resfriamento e de geração de vapor funcionam em circuito fechado, propiciando recuperar o máximo de água.
A Petrobras está investindo para se posicionar entre as melhores refinadoras do mundo, em termos de eficiência, desempenho operacional e produtos de alta qualidade. A companhia está focada em alcançar uma produção mais sustentável e competitiva em custo e qualidade. Com esse objetivo, a Petrobras também investe em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para melhor uso dos serviços ecossistêmicos, como é o caso de reuso de água e tratamento de resíduos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
OTC Brasil 2025
Valmet eleva confiabilidade e segurança em plataformas o...
08/10/25
Petrobras
Revap inicia produção de asfalto com conteúdo renovável ...
08/10/25
Pré-Sal
CNPE fixa valor mínimo de R$ 10,2 bilhões para Áreas Não...
07/10/25
Gás Natural
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da ...
07/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23