Refino

Refinarias da Petrobras batem recorde anual de processamento

Unidades processaram a média de 1,758 milhão de barris diários em 2005, utilizando cerca de 94,2% da capacidade de referência.

Redação
09/01/2006 02:00
Visualizações: 225

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (9/1) o recorde de processamento nacional de petróleo pelo segundo ano consecutivo. Ao longo de 2005, as refinarias da companhia processaram a média de 1,758 milhão de barris diários, utilizando cerca de 94,2% da capacidade de referência. O recorde anterior foi de 1 milhão 728 mil barris de petróleo em 2004.

A participação do petróleo nacional na carga processada também foi recorde, aumentando de 1milhão 292 mil barris de petróleo diários em 2004 para 1 milhão 376 mil barris em 2005, sem prejuízo da produção de derivados médios como o diesel e o querosene de aviação.

De acordo com nota distribuída pela estatal à imprensa, este desempenho significativo deve-se a uma série de fatores entre os quais se destacam:

- A excelência da gestão integrada e colaborativa da cadeia de suprimento, desde o escoamento do petróleo nas regiões de produção até a entrega dos derivados aos clientes da Petrobras no Brasil e no exterior;

- A elevada confiabilidade operacional das unidades de produção, refino e transporte;

- A plena utilização das unidades de fundo (coque e desasfaltação) resultante da alta capacitação no refino de óleos pesados;

- Ao desenvolvimento de mercados para a exportação de excedentes de petróleo e derivados.

A Petrobras observou ainda que “esse resultado foi alcançado sem a ampliação da capacidade instalada de refino e respeitando-se integralmente os princípios de Segurança Meio Ambiente e Saúde que norteiam nossas ações.”

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19