Opep

Reequilíbrio dos mercados de petróleo se acelerou nos últimos 4 meses, diz Opep

Dow Jones Newswires, 10/10/2017
10/10/2017 10:04
Visualizações: 595

O ritmo de reequilíbrio dos mercados de petróleo globais se acelerou nos últimos quatro meses, após a extensão do acordo liderado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para conter a produção da commodity, afirmou hoje o secretário-geral da Opep, Mohammed Barkindo.

"Está claro que os esforços da Opep e de países fora da Opep têm gerado frutos", avaliou Barkindo durante uma conferência de energia na capital indiana, Nova Délhi.

A princípio, Opep e dez grandes produtores que não pertencem ao cartel haviam concordado em reduzir sua produção combinada em cerca de 1,8 milhão de barris por dia durante o primeiro semestre. Em maio, porém, o acordo foi estendido até março de 2018 e há especulação de que poderá ser renovado mais uma vez, até o fim do ano que vem.

Barkindo ressaltou, no entanto, que mais esforços serão necessários para sustentar o atual reequilíbrio dos mercados, inclusive medidas extraordinárias, como a admissão de novos integrantes na Opep.

No mês passado, os futuros de petróleo negociados em Nova York acumularam forte valorização com sinais de que os cortes da Opep e parceiros estavam finalmente começando a ter impacto no excesso de oferta global da commodity. O avanço dos preços, por outro lado, tende a estimular a produção de óleo de xisto nos EUA e pode levar alguns países participantes do acordo encabeçado pela Opep a não cumprir suas cotas reduzidas de produção.

Ainda na conferência, Barkindo disse que a Opep vem conversando com produtores de óleo de xisto dos EUA com o objeto de garantir o processo de reequilíbrio dos mercados.

"Trata-se de uma responsabilidade compartilhada por todos", comentou o chefe da Opep.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25