Infraestrutura

Redução do déficit de infraestrutura depende de melhora na governança do setor público

Presidente da CNI destacou necessidade de aprimorar os marcos legais.

CNI
18/11/2014 10:14
Visualizações: 1128

A adoção de boas práticas de gestão e governança por órgãos do poder público responsáveis por planejar e executar obras é passo essencial para reduzir o déficit histórico do país na infraestrutura. Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, além de modernizar as normas de licenciamento ambiental e a lei de licitações, é preciso investir na qualificação dos projetos básicos das obras para evitar o conhecido enredo de atrasos nas obras. “Precisamos encontrar mecanismos adequados, e a lei de licitações não atende mais às necessidades do país”, argumentou.

Andrade destacou a necessidade de aprimorar os marcos legais e a estrutura institucional durante o painel sobre infraestrutura no lançamento do Pacto pela Boa Governança: um retrato do Brasil, nesta segunda-feira (17). Realizado pelo Tribunal de Contas de União (TCU), o evento marcou a assinatura da Carta de Brasília pela governança e transformação do Brasil, documento assinado pela CNI com entidades do setor produtivo, por representantes do Congresso Nacional e pelo presidente da República em exercício, Michel Temer.

Diagnósticos e propostas – A falta de uma infraestrutura de transportes integrada e eficiente e os problemas de atrasos na execução de grandes obras foram apontados pelo presidente da CNI como fatores decisivos na perda de competitividade da indústria e da economia brasileiras. Ele lembrou que as empresas do setor têm enfrentado gastos com logística que chegam a 12% dos custos operacionais, muito acima do valor gasto pela indústria de outros países.

Ele mencionou dados do estudo Infraestrutura: o custo do atraso e as reformas necessárias, que analisou os problemas em seis grandes obras do país: o aeroporto de Vitória; o projeto de esgotamento sanitário da Bacia do Cocó, em Fortaleza (CE); a transposição do Rio São Francisco; a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia; o trecho da BR-101 em Santa Catarina; e as linhas de transmissão das usinas hidrelétricas do Rio Madeira. O trabalho foi apresentado aos candidatos à Presidência da República, em julho. “O custo econômico da paralisação dessas obras chega a R$ 28 bilhões e a maior parte dos problemas enfrentados nas obras foi no licenciamento ambiental”, destacou Andrade.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23