Rio de Janeiro

Rede de Oportunidades para fornecedores da Firjan SENAI SESI apresenta requisitos de compras da TBG

17ª edição do Programa conecta potenciais fornecedores do encadeamento produtivo à Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia S.A.

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/03/2025 12:00
Rede de Oportunidades para fornecedores da Firjan SENAI SESI apresenta requisitos de compras da TBG Imagem: Divulgação Firjan Visualizações: 1599

O programa Rede de Oportunidades para Fornecedores (RdO Fornecedores) da Firjan SENAI SESI promoveu sua 17ª edição, desta vez, em parceria com a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG). Em encontro realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em 25/3, a empresa-âncora falou sobre sua atuação e apresentou seu portal de compras e os requisitos para as empresas participarem dos diferentes processos de contratação.

 A TBG é responsável pela operação e entrega do gás boliviano. Sua infraestrutura vai de Rio Grande, na Bolívia, até Canoas, na Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e conta com 17 estações de compressão ao longo do duto de transporte.

 Gerente de Projetos de Petróleo, Gás, Energias e Naval da Firjan, Thiago Valejo saudou os mais de 130 presentes ao evento e ressaltou as oportunidades surgidas também entre as empresas, a partir da interação nas sessões do RdO Fornecedores. Ele destacou o propósito do programa em aproximar e levar a conhecimento do público as demandas dos grandes players, entregar relatórios individualizados para as empresas associadas ao Sistema Firjan e apoiar na capacitação das empresas fornecedoras com as soluções do SENAI e do SESI.

 Já o especialista de Petróleo, Gás, Energias e Naval da federação, Felipe Siqueira, apresentou os principais resultados alcançados ao longo dos últimos três anos do RdO Fornecedores. O programa já mapeou mais de mil oportunidades relacionadas às demandas informadas pelas empresas-âncoras.

 Ao apresentar a metodologia de trabalho do RdO Fornecedores, Siqueira lembrou que já foram identificados mais de 29 mil itens de fornecimento de bens e serviços potenciais, identificados como convergentes com as demandas. Ele também colocou à disposição dos associados da federação a possibilidade de consulta à base.

TBG e SEMAPI

 A gerente de Suprimentos da TBG, Gleyce Ramos Lopes, apresentou a empresa e o processo de compras para os participantes do evento. Com mais de 2.500 quilômetros de dutos, a transportadora de gás natural tem uma diversidade de compras com foco maior na parte de serviços, parte do encadeamento de empresas associadas à Firjan CIRJ. Segundo a gerente, por se tratar de uma empresa de capital misto, os requisitos de compras seguem as determinações vigentes na Lei 13.303/2016, a Lei das Estatais.

 Syone Figueiredo, coordenadora de compras e contratações da TBG, reforçou os tipos de oportunidades que são usualmente demandas pela empresa. “Costumamos comprar serviços terceirizados de mão de obra para manutenção predial, da faixa de gasoduto e administrativo, obras de engenharia, compras de materiais diversos, sobressalentes, serviços na área ambiental, frete, entre outros”, afirmou.

 Responsável por desenvolver o portal de compras próprio da TBG, a SEMAPI, representada por seu gerente de Operações, Gustavo Pexirile, e o gerente da Unidade de Negócios, Fábio Castro, explicaram o passo a passo de como os potenciais fornecedores devem acessar o portal de compras da TBG (https://comprastbg.com.br).  

Após as apresentações, os fornecedores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas em mais de 50 reuniões individuais com a área de suprimentos e com o portal de compras da companhia, além de participarem de networking entres seus pares da cadeia produtiva.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.