Comércio Exterior

Receita torna obrigatória certificação digital

<P>A partir de ontem, primeiro dia útil do ano, a Secretaria da Receita Federal (SRF) torna obrigatória a certificação digital para todas as empresas que quiserem começar a operar com comércio exterior no Brasil. O documento digitalizado funcionará como uma identidade eletrônica, podendo ser...

A Tribuna - Santos
02/01/2007 22:00
Visualizações: 591

A partir de ontem, primeiro dia útil do ano, a Secretaria da Receita Federal (SRF) torna obrigatória a certificação digital para todas as empresas que quiserem começar a operar com comércio exterior no Brasil. O documento digitalizado funcionará como uma identidade eletrônica, podendo ser utlizado pela internet e com validade jurídica.

A regra, que entrou em vigor dia 1º (feriado mundial), está sendo aplicada - inicialmente - apenas para as novas solicitações de habilitação ao Sistema de Comércio Exterior (Siscomex). As mais de 35 mil empresas que já estão habilitadas terão até 31 de dezembro de 2007 para se adequarem ao novo sistema.

A instrução normativa da Receita obriga também as empresas cuja senha do responsável legal esteja bloqueada, expirada ou tenha sido esquecida, adotarem o documento digitalizado.

O uso da certificação eletrônica será exigido, ainda, para a entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais de Pessoa Jurídica (DIPJ). No do ano que vem, a Receita Federal irá selecionar um grupo de 180 mil empresas para colocar em prática a declaração eletrônica do DIPJ, documento de ajuste anual semelhante ao Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Em 2007, o prazo de entrega da DIPJ em 2007 vai de 2 de maio a 29 de junho.

Vale destacar que as empresas que possuírem certificação digital não necessitarão comparecer nas unidades da Receita Federal para retirarem senhas específicas. No entanto, caso queiram operar diretamente no Siscomex, será necessário que o responsável legal retire uma senha nos postos da SRF.

Mais informações podem ser obtidas no site www.receita.fazenda.gov.br ou na Divisão Aduaneira (Diana) da Receita Federal, pelo telefone (11) 2113-2322.

Fonte: A Tribuna - Santos

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.