Relatório

Raízen reforça compromissos sustentáveis em divulgação de relatório da safra 19´20

Redação TN Petróleo, Assessoria Raízen
05/08/2020 17:23
Raízen reforça compromissos sustentáveis em divulgação de relatório da safra 19´20 Imagem: Divulgação Visualizações: 482

Com o objetivo de guiar sua atuação prezando pela sustentabilidade em todas as suas operações e negócios, a Raízen, empresa integrada de energia, divulgou nesta semana seu Relatório Anual, documento em que a companhia compartilha seu desempenho econômico, social e ambiental da safra 19’20. Nesta edição, o Relatório mostra como a companhia vem atuando na diversificação de portfólio e direcionando sua estratégia para uma atuação que impulsiona as boas práticas na cadeia produtiva em que atua.

Comprometida em participar de forma ativa no processo de transição energética por qual o Brasil e o mundo passam, a Raízen vem aprimorando sua atuação pautada em inovação e sustentabilidade para atender as tendências dos mercados que atua. Nesse contexto, a empresa anunciou recentemente o compromisso em reduzir 10% as emissões de gases de efeito estufa de seu etanol até 2030.

Enquanto uma das maiores produtoras de biocombustível e bioenergia do mundo, a Raízen entende que tem papel fundamental nos setores em que atua, e que é de extrema importância incorporar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança disponíveis, e promover compartilhamento de valor integrado à toda sua cadeia de valor.

“Temos participado ativamente para transformar e modernizar os ambientes onde fazemos negócio, continuamente pautados em uma performance sustentável, ética e transparente”, explica Cláudio Oliveira, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Raízen.

O Relatório Anual da safra 19´20 detalha ainda as iniciativas adotadas pela empresa para mitigar as consequências provocadas pela pandemia de Covid-19 e destaca as ações realizadas com parceiros, fornecedores e sociedade civil para manter suas operações em andamento de maneira segura e efetiva.

InstitucionalDiversificação no portfólio de energia

Em 2019, a Raízen inaugurou em Piracicaba/SP sua primeira planta de painéis fotovoltaicos, movimento que marcou sua entrada no mercado de Geração Distribuída. A companhia também avançou na construção de uma unidade de biogás em Guariba-SP, que deverá ser concluída no início de 2021. Ainda na última safra, a empresa firmou a compra de 81,5% da Cosan Biomassa, que produz e comercializa pellets de bagaço e palha de cana-de-açúcar.

Com projetos que carregam os conceitos de economia circular e gestão de resíduos para criar um portfólio de produtos sustentáveis, a estratégia de expansão da companhia também focou no etanol de segunda geração (E2G), produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar, processo do qual atende aos mais rigorosos padrões de sustentabilidade de Bonsucro e ISCC. Atualmente, a companhia detém o maior volume do mundo certificado pela Bonsucro, com 22 das 26 unidades certificadas. A meta é de estender às demais até 2021. Com objetivo de contribuir com a melhoria contínua de governança e expansão, a companhia conta com diversas realizações que diversificam seu portfólio integrado de energia.

Foco em integrar e desenvolver

A Raízen encerrou a safra de 19’20 com mais de 29 mil colaboradores que contribuíram ativamente para um ambiente de trabalho ético, seguro, diverso e inovador. A companhia acredita que um time motivado e valorizado é a base do sucesso dos negócios e mantém, junto aos seus cerca de 3 mil fornecedores de cana-de-açúcar, os Programas Cultivar e ELO, focados no aprimoramento de produtividade e na adoção das melhores práticas disponíveis no mercado. Promovendo ações disruptivas, a companhia também desenvolve diversos projetos de inovação tecnológica no campo, e, por meio do Pulse, seu hub de inovação, busca garantir excelência dentro e fora de suas unidades.

Ao longo de 19’20, a companhia reforçou o conceito de Humanologia da marca Shell, que aposta na tecnologia a serviço das pessoas, de forma que o cliente saia do posto melhor do que entrou. Segurança é um elemento fundamental e presente em todas as frentes de atuação da empresa, que investe continuamente em programas e ações de treinamento em linha com os critérios de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). A segurança também está presente na energia que transforma crianças, jovens e adultos nas comunidades do entorno das localidades onde empresa está presente, promovendo educação, qualificação, capacitação profissional e oportunidade.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19