Redação/Assessoria
Pelo terceiro ano consecutivo a Radix participa da seleta lista de empresas com o selo Pró-Ética, um reconhecimento às companhias do Brasil consideradas íntegras em suas relações comerciais e comprometidas com o combate à corrupção por meio de programas efetivos de compliance e de um código de ética. A premiação aconteceu durante a 1ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade, no dia 12 de dezembro, em Brasília.
"Na Radix, sempre adotamos práticas éticas e buscamos ser transparentes nas nossas decisões e relações. O prêmio é uma honra e um reconhecimento de que nossas boas práticas estão sendo reconhecidas", afirma o CEO da empresa, João Chachamovitz.
Segundo o compliance officer da Radix, Fábio Lopes, a conquista nos três últimos anos em que a empresa participa da seleção do Pró-Ética é reflexo do nível de maturidade do programa de compliance. Os principais pilares do programa da multinacional de tecnologia são comprometimento da alta direção e compromisso com a ética; políticas, procedimentos e código de conduta; comunicação, treinamento de toda a equipe; canais de integridade, dúvidas e denúncia; análise de risco e monitoramento; e comitê de ética.
"O programa de compliance e o Comitê de Ética da Radix têm a função de prevenir e combater qualquer violação às regras da nossa empresa e às leis do Brasil e de outros países em que atuamos. Agir de acordo com as normas e respeitar os acordos firmados são compromissos 'número um' da Radix. O prêmio demonstra o empenho da área de compliance, o apoio da alta administração e a cultura ética, sustentável e orientada a relações de longo prazo", diz Fábio Lopes.
Já para o gerente da Radix e membro do Comitê de Ética, Adonis Carvalho, o fato de uma empresa ser Pró-Ética reitera o compromisso coletivo de fomentar um ambiente corporativo íntegro, ético e transparente: "Já que uma sociedade cada vez mais justa e livre de corrupção é desejo da maioria, devemos começar onde nossas ações têm maior repercussão e promover essa intenção nas nossas famílias, comunidades e locais de trabalho. É mirando neste último objetivo que se firma o compromisso de uma empresa Pró-Ética".
O selo Pró-Ética é um reconhecimento público do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União para identificar, nos setores público e privado, empresas comprometidas com a ética, o combate à corrupção e a prática de negócios íntegros por meio de um Programa Efetivo de Compliance e de um código de ética profissional robusto. A iniciativa fomenta ainda ações pautadas na adoção voluntária de medidas de integridade e transparência.
No Brasil, 222 empresas cumpriram os requisitos de admissibilidade e enviaram o questionário de avaliação devidamente preenchido e no prazo estipulado. Após o processo de avaliação, apenas 26 empresas foram aprovadas P reconhecidas como Empresa Pró-Ética 2018-2019.
Fale Conosco