Resultado

Queima de gás natural no país atinge menor nível desde 2008

No mês de outubro, a queima de gás no país foi de 5,49 milhões de metros cúbicos por dia, o menor nível desde abril de 2008 quando houve a queima de 4,7 milhões de metros cúbicos diários. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o volume de gás queimado em outubo foi 33,7% menor em

Redação/ Agências
01/12/2010 10:32
Queima de gás natural no país atinge menor nível desde 2008 Visualizações: 913
No mês de outubro, a queima de gás no país foi de 5,49 milhões de metros cúbicos por dia, o menor nível desde abril de 2008 quando houve a queima de 4,7 milhões de metros cúbicos diários. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o volume de gás queimado em outubo foi 33,7% menor em relação a igual mês do ano passado e 16,2% inferior a setembro de 2010. Os dados constam do Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural de outubro, elaborado pela ANP.


A ANP está negociando com as principais produtoras do país - Petrobras, Shell e Chevron - um termo de ajuste que obriga as empresas a reduzir os atuais níveis de queima de gás, de cerca de 8,5% do total da produção, para até 3% a partir de 2012. A Petrobras alega que, em determinados momentos, a queima aumenta com a entrada em produção de novas plataformas, que gradativamente reduz a queima.


Pelo segundo mês consecutivo, a produção de gás natural bateu recorde. Foram cerca de 65 milhões de metros cúbicos por dia, o que representa aumento de 9,3% em comparação com o mesmo mês em 2009 e de 1,64% em relação a setembro deste ano.


Segundo os dados da ANP, a produção de petróleo no país em outubro foi de 1,99 milhão de barris por dia e de 65 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando 2.4 milhões barris de óleo equivalente (boe) por dia. Esses volumes foram próximos em relação a setembro deste ano.


Em outubro, 91% da produção de petróleo e 77% da produção de gás natural do Brasil foram exportados de campos marítimos. O campo de Roncador foi o maior produtor de petróleo enquanto o de Manati, o maior produtor de gás natural. Pelos dados da ANP, 92,4% da produção de petróleo e gás natural são provenientes de campos operados pela Petrobras e, dos 20 maiores campos produtores, três são operados por empresas estrangeiras (Ostra/Shell, Frade/Chevron e Polvo/Devon).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.