Resultado

Queima de gás natural no país atinge menor nível desde 2008

No mês de outubro, a queima de gás no país foi de 5,49 milhões de metros cúbicos por dia, o menor nível desde abril de 2008 quando houve a queima de 4,7 milhões de metros cúbicos diários. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o volume de gás queimado em outubo foi 33,7% menor em

Redação/ Agências
01/12/2010 10:32
Queima de gás natural no país atinge menor nível desde 2008 Visualizações: 959
No mês de outubro, a queima de gás no país foi de 5,49 milhões de metros cúbicos por dia, o menor nível desde abril de 2008 quando houve a queima de 4,7 milhões de metros cúbicos diários. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o volume de gás queimado em outubo foi 33,7% menor em relação a igual mês do ano passado e 16,2% inferior a setembro de 2010. Os dados constam do Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural de outubro, elaborado pela ANP.


A ANP está negociando com as principais produtoras do país - Petrobras, Shell e Chevron - um termo de ajuste que obriga as empresas a reduzir os atuais níveis de queima de gás, de cerca de 8,5% do total da produção, para até 3% a partir de 2012. A Petrobras alega que, em determinados momentos, a queima aumenta com a entrada em produção de novas plataformas, que gradativamente reduz a queima.


Pelo segundo mês consecutivo, a produção de gás natural bateu recorde. Foram cerca de 65 milhões de metros cúbicos por dia, o que representa aumento de 9,3% em comparação com o mesmo mês em 2009 e de 1,64% em relação a setembro deste ano.


Segundo os dados da ANP, a produção de petróleo no país em outubro foi de 1,99 milhão de barris por dia e de 65 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando 2.4 milhões barris de óleo equivalente (boe) por dia. Esses volumes foram próximos em relação a setembro deste ano.


Em outubro, 91% da produção de petróleo e 77% da produção de gás natural do Brasil foram exportados de campos marítimos. O campo de Roncador foi o maior produtor de petróleo enquanto o de Manati, o maior produtor de gás natural. Pelos dados da ANP, 92,4% da produção de petróleo e gás natural são provenientes de campos operados pela Petrobras e, dos 20 maiores campos produtores, três são operados por empresas estrangeiras (Ostra/Shell, Frade/Chevron e Polvo/Devon).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.