acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Meio ambiente

PUC-Campinas está com inscrições abertas para Curso de Extensão sobre Mercado de Carbono

12/08/2016 | 13h11

A PUC-Campinas está com inscrições abertas até o dia 29 de agosto de 2016 para o Curso de Extensão “Mercado de Carbono”. O curso de 12 horas capacita profissionais que atuam na área de meio ambiente, disponibilizando ferramentas utilizadas na elaboração de inventários de carbono. A atividade é uma oportunidade de se discutir os conhecimentos relativos às mudanças climáticas e as ações mundiais e nacionais sobre este tema.

De acordo com um dos docentes responsáveis pelo Curso de Extensão, prof. Me. Rodrigo Custódio Urban, um mercado voluntário de compensação de carbono, criado pela iniciativa privada e que serve como Marketing Verde para as empresas que os adotam, está se desenvolvendo.

“Dados do relatório The Forest Trend Ecosystem Marketplace indicam que foram gastos pouco menos de US$ 4,5 bilhões, através da compra de quase 1 bilhão de créditos de carbono, na última década, em projetos de conservação e energia limpa, de forma voluntária. Além da emissão evitada de gases de efeito estufa, esses projetos contribuem para a melhoria das condições ambientais dos locais contemplados, e algumas vezes, para a melhoria econômica da população envolvida. Entre os possíveis projetos passíveis de recebimento de créditos de carbono estão: a instalação de sistemas de energia renovável, a instalação de fornos de queima limpa em olarias, a restauração de manguezais, o desmatamento evitado (REDD), entre outros”, esclarece.

O professor Urban explica que a redução de uma tonelada de gases do efeito estufa gera crédito de carbono para compensação em outro local. “O valor médio desse crédito é bastante variável, conforme o tipo de projeto e as oscilações do mercado, chegando a um pico de US$ 7 , três tonelada em 2008. Com o esfriamento das negociações climáticas globais, os valores apresentaram uma certa queda nos últimos anos. Entretanto, existem perspectivas de um novo ânimo para esse importante mercado após as negociações e importantes decisões da COP 21 no final do ano”, contextualiza.

Podem participar Graduados nas áreas relacionadas ao tema tais como as diversas Engenharias, Arquitetura, Geografia, Economia, Direito, Biologia, etc. Alunos que cursam a partir do terceiro ano dos cursos afins da área ambiental; profissionais que tenham interesse em atuar no setor e demais profissionais que necessitem de conhecimentos e esclarecimentos sobre inventário de carbono.

As aulas acontecem de 03 a 10 de setembro de 2016 no Campus I – Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP.

As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Universidade - http://www.puc-campinas.edu.br/extensao

 



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar