América do Sul

Protesto na Bolívia envolve Petrobras

Diário Catarinense
24/05/2005 03:00
Visualizações: 111 (0) (0) (0) (0)

Protestos sociais provocaram ontem tensão na capital da Bolívia, devido a uma nova greve contra a recém aprovada Lei de Hidrocarbonetos. Os protestos são contra a Lei de Hidrocarbonetos promulgada semana passada, que estabeleceu um imposto de 32% para o gás extraído por empresas estrangeiras, entre elas a Petrobras, e manteve ainda tributos de 18%. Mas grupos indígenas e movimentos sociais querem impostos mais altos ou a nacionalização dos combustíveis.
A nova norma obriga as empresas petrolíferas que operam na Bolívia a renovar seus contratos, ajustando-os a mudanças de impostos. A greve no conflituoso povoado de El Alto interrompeu o tráfego de veículos em seus seis pontos de conexão, enquanto em La Paz, cerca de 60 mil indígenas bloquearam as principais avenidas que dão acesso sede do governo.
O ministro do Interior, Saúl Lara, reiterou que as demandas dos manifestantes serão ouvidas e assegurou que a polícia só protegerá os edifícios públicos e as propriedades privadas. O ministro de Hidrocarbonetos, Guillermo Torres, confirmou a viagem, nos próximos dias, de emissários na Europa para explicar a nova lei para executivos da espanhola Repsol YPF, da britânica BP e da francesa Total.
Na semana passada, uma comitiva boliviana esteve com a ministra de Minas e Energia do Brasil, Dilma Rousseff, que disse que a Petrobras repensará seus investimentos na Bolívia, mas reiterou que a companhia não vai se retirar do país.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Debate
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
09/07/25
Macaé Energy
Com mais de dois mil participantes, 2ª edição do Macaé E...
09/07/25
Combustíveis
Vibra amplia presença da gasolina Petrobras Podium e ava...
09/07/25
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.