Transpetro

Prominp vai treinar mão-de-obra

<P>A aprovação do maior limite de endividamento da Transpetro pelo Senado, na quarta-feira passada, vai possibilitar a assinatura dos contratos da Transpetro com o estaleiro Atlântico Sul de Suape e já mobilizou o Fórum Regional do Prominp em Pernambuco. O Prominp é responsável por articular ...

Jornal do Commércio – PE
21/12/2006 22:00
Visualizações: 1123

A aprovação do maior limite de endividamento da Transpetro pelo Senado, na quarta-feira passada, vai possibilitar a assinatura dos contratos da Transpetro com o estaleiro Atlântico Sul de Suape e já mobilizou o Fórum Regional do Prominp em Pernambuco. O Prominp é responsável por articular a capacitação de trabalhadores para a indústria de petróle e gás e vai agora readequar o cronograma de treinamento de pessoal.

Agora vamos confirmar, junto ao estaleiro, a necessidade de pessoal em cada etapa da construção e operação. A construção civil do estaleiro deve durar dois anos, mas o corte de chapas para os navios começa antes, disse o secretário-executivo do Prominp em Pernambuco, Antônio Sotero. Ele estima que no pico da operação, cerca de 4 mil profissionais devem ser treinados. Isso inclui especialidades de soldagem, calderaria, instrumentação entre outros. Com a perspectiva de ganhar a encomenda de uma plataforma, essa demanda vai crescer ainda mais, afirmou.

Ontem, o governador eleito Eduardo Campos visitou, em Brasília, o presidente Lula e o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Lula teria se comprometido a vir a Pernambuco para a assinatura do contrato entre a estatal e o estaleiro Atlântico Sul, o que deve ocorrer em janeiro. Eduardo Campos também se comprometeu a acelerar o trâmite do financiamento do estaleiro com o BNDES. Agora falta apenas o BNDES aprovar o financiamento. Mas como as coisas já estão estudadas, o processo deve ser rápido, comentou Machado.

O vice-presidente do Atlântico Sul, Jorge Vidal Ferraz, não disfarçou a alegria em remover o obstáculo do limite de endividamento da Transpetro. Agora não tem nada mais travado. Assim que a gente assinar e tiver o financiamento do BNDES, começam as obras. O problema acabou, disse.

A Transpetro já cogita lançar a segunda fase da licitação também no próximo ano. O próximo pacote terá mais 16 navios de capacidade ainda não definida, mas poderá incluir o Very Large Crude Carrier (VLCC), um petroleiro ainda maior que o Suezmax que será construído em Pernambuco. Além do Atlântico Sul, também ganharam encomendas dois estaleiros do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina. O primeiro navio do pacote da primeira etapa da licitação da Transpetro deve ficar pronto em 2008.

Fonte: Jornal do Commércio – PE

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.