Mineração

Projeto Usipar pretende exportar 100 mil toneladas de ferro-gusa por mês

<P>O presidente do Grupo Cosipar, Luiz Carlos Monteiro, fez uma apresentação do novo empreendimento, ontem, na sede da Usipar, em Barcarena. O projeto está sendo implantado em fases e prevê cinco unidades de produção. A capacidade final prevista é de dois milhões de toneladas de ferro-gusa e...

O Liberal
26/09/2006 21:00
Visualizações: 731

O presidente do Grupo Cosipar, Luiz Carlos Monteiro, fez uma apresentação do novo empreendimento, ontem, na sede da Usipar, em Barcarena. O projeto está sendo implantado em fases e prevê cinco unidades de produção. A capacidade final prevista é de dois milhões de toneladas de ferro-gusa e um milhão de toneladas de aço por ano.

Durante a apresentação da Usipar, Luiz Monteiro criticou a demora na conclusão das eclusas de Tucuruí e também a falta de implementação das hidrovias, que poderão possibilitar uma grande redução nos custos de produção da usina, além de tornar o produto mais competitivo no mercado internacional. 'Estamos dando um passo importante para a integração do Estado com o Centro-Sul do País. Mas é preciso que o governo invista nessa integração e que ela possa ser intermodal', disse Monteiro.

De acordo com o presidente do Grupo Cosipar, a exportação de ferro-gusa e aço será feita para países como Estados Unidos, Canadá e China, entre outros. A meta é de que já nessa primeira fase do projeto 70% de sua produção seja para o mercado externo e 30% para o mercado interno. Para o mercado interno, a Usipar está desenvolvendo uma linha de produção de telhas galvanizadas que, a partir de novembro, serão fabricadas em diversas cores. A inauguração do espaço de fabricação dessas telhas foi realizada no final da manhã de ontem, no complexo Usipar.

Como o projeto foi elaborado para atuar numa grande linha de produção e de exportação, a conclusão está prevista para 2012. Vale ressaltar que a maior parte da matéria-prima que será usada na usina virá de Marabá, no sul do Pará, de onde a empresa trará o minério de ferro que adquire na forma bruta da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

Monteiro destaca que a Usipar utilizará uma nova tecnologia para a produção de ferro-gusa em fornos de pequeno e médio porte, reduzindo o consumo de carvão vegetal e facilitando o uso de outros combustíveis alternativos, tornando a produção mais limpa. Nessa primeira fase a produção será toda com o uso de coque (carvão mineral), em substituição ao carvão vegetal. Uma das unidades do projeto prevê também a produção de aglomerados e fertilizantes. E no entorno de todas elas, Monteiro destaca que haverá um cinturão verde. Toda a água utilizada na produção, segundo ele, também será reciclada e tratada em sistemas de água e esgoto.

Mesmo sem a implementação da hidrovia Araguaia-Tocantins, considerada vital pelo setor siderúrgico, o Grupo Cosipar, associado à MC Log, já começou a fazer o escoamento do ferro da CVRD em via modal hidroviária. De forma experimental, o Grupo está realizando embarques de ferro de Marabá para Barcarena.

Fonte: O Liberal

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.