Oportunidade

Projeto Temático oferece quatro vagas de pós-doutorado em catálise heterogênea

Redação/Assessoria Fapesp
20/03/2020 09:25
Visualizações: 1048

Quatro Bolsas FAPESP de Pós-Doutorado são oferecidas pelo Projeto Temático “Novos processos catalíticos e fotocatalíticos para a conversão direta de metano e CO2 em produtos”. As inscrições devem ser feitas até 31 de março de 2020.

O principal objetivo do projeto é desenvolver rotas alternativas para converter o metano e gás carbônico em metanol.

Uma das vagas está associada ao Grupo de Catálise e Nanomateriais do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob supervisão da professora Daniela Zanchet.

O grupo estuda métodos avançados de síntese, a partir de complexos homometálicos, heterometálicos e óxidos nanoestruturados, associados à caracterização a nível atômico e otimização de desempenho catalítico.

Os candidatos devem ter título de doutor em química ou áreas afins, com experiência em química de coordenação, ciência de superfície e/ou catálise heterogênea. Os interessados devem enviar os seguintes documentos para o e-mail da professora Zanchet (zanchet@unicamp.br): carta descrevendo a experiência e interesse na posição, currículo resumido e duas cartas de recomendação.

Divulgação

Duas outras vagas estão associadas ao grupo do professor José Maria Correa Bueno, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os pós-doutorandos estudarão a obtenção de outros produtos com o metano, como gás de síntese ou materiais à base de carbono.

Os candidatos devem ter doutorado em engenharia química ou áreas afins. É altamente recomendável ter experiência em uma ou mais das seguintes áreas: química computacional, ciência de superfície e catálise heterogênea.

As inscrições para as duas oportunidades deverão ser feitas por e-mail para o professor Bueno (jmcb@ufscar.br). No e-mail deverão ser anexados carta de interesse, curriculum vitae curto e duas cartas de recomendação.

A quarta oportunidade de bolsa é para trabalhar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação, em São Carlos, sob a orientação do professor Cauê Ribeiro de Oliveira. O bolsista participará de pesquisa em que materiais foto-oxidantes como TiO2, SnO2, entre outros, serão sintetizados e analisados quanto à oxidação de metano sob luz, para identificar as melhores condições de reação considerando os rendimentos.

Os candidatos devem possuir o título de doutor em química, ciência de materiais ou áreas afins, com experiência comprovada em ao menos duas das seguintes áreas: síntese de nanopartículas, materiais catalíticos ou fotocatalíticos, caracterização eletroquímica ou cromatografia gasosa.

Os interessados devem enviar currículo com registro ORCID, três referências profissionais para contato e carta de apresentação contendo título e resumo da tese de doutorado e de trabalhos em pós-doutorado anteriores para o e-mail cnpdia.lnna@embrapa.br.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3484, www.fapesp.br/oportunidades/3486, www.fapesp.br/oportunidades/3488 e www.fapesp.br/oportunidades/3490.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
Pré-Sal
PPSA aguarda decisão sobre aumento de participação da Un...
12/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
12/11/25
COP30
Portaria sobre embarcações sustentáveis entra em consult...
12/11/25
COP30
Eficiência energética é essencial para desacoplar cresci...
12/11/25
COP30
Embrapii abre chamada pública para capacitação de grupos...
12/11/25
PD&I
União de expertises
12/11/25
Gás Natural
GNLink e Bahiagás firmam contrato para levar gás natural...
11/11/25
Pré-Sal
P-79 deixa estaleiro na Coreia do Sul rumo ao campo de B...
11/11/25
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.