Biogás

Projeto que transforma biogás em energia elétrica é inaugurado em Camaragibe-PE

Com o objetivo de promover melhorias socioambientais, lançamento ocorre no dia 09/06 no Camará Shopping.

Assessoria/Redação
09/06/2016 13:34
Visualizações: 1078 (0) (0) (0) (0)

A Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) inaugura na próxima sexta-feira (09/06), o projeto demonstrativo de Geração de Energia Elétrica a partir de Biogás no Camará Shopping, no município de Camaragibe, em Pernambuco. O objetivo principal é transformar o biogás proveniente de efluentes líquidos e resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhagens, em combustível para a geração de eletricidade.

Inicialmente, a energia produzida pelo biogás será utilizada para suprir parte da demanda do Camará Shopping. Caso haja excedente, a energia será injetada no sistema da Celpe. O percentual não consumido e destinado à rede da concessionária será revertido em crédito para o cliente, como prevê a Resolução Normativa Nº 482/2012, que trata sobre geração distribuída.

O projeto demonstrativo consiste na operação de dois biodigestores de geomembrana, com capacidade de 30 m³ de armazenamento.. Como matéria-prima são utilizados lodo de esgoto, restos de comida do Mercado Municipal de Camaragibe e a biomassa não lenhosa obtida através das plantas existentes no empreendimento. Além disso, foi instalado um gasômetro também com capacidade de 30 m³, para armazenar o biogás e garantir a flexibilidade operativa na geração de energia elétrica. Os resíduos dos biodigestores são encaminhados para um tanque de armazenamento, permitindo a sua utilização como biofertilizante orgânico para as mesmas plantas.

O projeto é realizado em parceria com Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CTGI) e as empresas B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos Ltda e Sustente Energias Sustentáveis Ltda.

INVESTIMENTO - Ainda está previsto a instalação de uma segunda planta de geração na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em Caruaru, no Agreste, com potência estimada de 200kW. No total, estão sendo investidos mais de R$ 4,6 milhões na aquisição de equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento da tecnologia, instalação e acompanhamento após implantação.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.