América do Sul

Projeto que liga Venezuela, Argentina e Brasil se chamará Grande Gasoduto do Sul, diz Chávez

Agência Brasil
23/01/2006 00:00
Visualizações: 479

O projeto do gasoduto de cerca de 10 mil quilômetros que ligará Venezuela, Argentina e Brasil foi batizado de Grande Gasoduto do Sul. "Fiz a proposta e os presidentes Lula e Kirchner concordaram", contou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ao final de reunião entre os três países, nesta quinta-feira (19/01).

Acreditando no "potencial extraordinário" do projeto, Chávez propôs que os três países avancem na transformação de motores a gasolina para motores a álcool a partir da tecnologia Argentina.

"Propusemos que o gasoduto incorpore projetos como esse, que são complementares, para que no futuro a maior parte dos veículos a motor da América do Sul consuma gás, uma energia limpa, barata e não contaminante", enfatizou Chávez. Isso permitiria, segundo ele, uma economia de 4 milhões de barris de petróleo por dia no ano 2020.

O líder venezuelano lembrou que, somadas, as reservas de gás natural da Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru e Argentina totalizam em torno de 300 trilhões de metros cúbicos. Por isso, a integração energética entre toda a rede de gasodutos da América do Sul é defendida pelos três países. De acordo com o ministro de relações exteriores Celso Amorim, esse é, provavelmente, um dos mais importantes projetos de infra-estrutura da América do Sul.

"Por isso, os presidentes concordaram que ele terá que ser aberto a outros países que tenham interesse direto, seja nesse gasoduto, seja na complementação dessa integração energética com outros processo de integração energética que já ocorrem na América do Sul", afirmou Amorim.

O ministro informou que, paralelamente aos estudos de viabilidade técnica, serão encaminhadas análises sobre a engenharia econômico-financeira e a estrutura empresarial do futuro gasoduto. Também serão estudadas possibilidades de projetos complementares que poderiam trazer benefícios econômico-sociais às populações situadas ao longo do gasoduto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25