Manaus

Projeto Piatam apresenta resultados de pesquisas sobre a Amazônia

Acontece hoje e amanhã (15 e 16/05), a Oficina de Apresentação de Resultados do Projeto Piatam III, no Diamond Convention Center, em Manaus (AM). O objetivo é apresentar os principais resultados e discutir os avanços do trabalho realizado pelo Projeto Piatam - Potenciais Impactos e Riscos Ambie

Petrobras
15/05/2007 03:00
Visualizações: 376 (0) (0) (0) (0)

O Projeto, uma das maiores iniciativas científicas desenvolvidas atualmente na região, é coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pela Petrobras, que também financia a iniciativa juntamente com a Finep. Durante o evento serão lançadas nove publicações que abordam as pesquisas realizadas nas diferentes áreas de atuação do Projeto.

O Projeto Piatam monitora o impacto da produção e do transporte de petróleo na área de atuação da Petrobras entre a Província de Urucu e a Refinaria de Manaus. As atividades do Projeto englobam avaliação de impactos sobre o meio ambiente, preservação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e tecnologias voltadas para a melhoria da relação entre as comunidades e o meio ambiente. São alvo do Piatam nove comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Solimões.

Em quatro excursões por ano, uma em cada ciclo hidrológico do rio (cheia, seca, vazante e enchente), o barco com os pesquisadores do Piatam percorre cerca de 400 km ao longo do Solimões. Os dados e amostras coletados são integrados em um sistema de informações georreferenciado, permitindo a criação de mapas de sensibilidade ambiental que podem auxiliar a indústria petrolífera no caso de acidentes.

A Oficina de Apresentação de Resultados deverá contar com a presença de cerca de 400 pesquisadores vinculados à Ufam, Petrobras/Cenpes e instituições parceiras, como Inpa, Coppe/UFRJ e Fucapi.

Pluriatividades

O projeto desenvolve atividades nas áreas de Modelagem, Solos, Liminologia e Hidrologia, Ecologia de Peixes, Ecotoxicologia, Plantas Aquáticas, Flora, Entomologia, Arqueologia, Socioeconomia, Tecnologia da Informação, História do Homem, Doenças Tropicais, Comunicação Design e Multimídia e Gestão.

Grande parte dos resultados de pesquisa apresentados na oficina está incluída em nove livros que o Piatam está lançando simultaneamente ao evento. As publicações poderão servir de base para a construção de políticas públicas para a Região Amazônica, pois ao mostrarem as alterações no ambiente, os dados coletados pelo projeto permitem prever o que vai mudar nos próximos anos. A resenha dos livros pode ser acessada por meio do site do Piatam: http://www.piatam.ufam.edu.br/

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
Sustentabilidade
OceanPact estreia no Índice de Sustentabilidade Empresar...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Oferta Permanente
Seminário apresentará informações sobre regras e áreas e...
12/05/25
Negócio
Por R$ 425 milhões, Raizen Energia vende a Usina de Leme...
12/05/25
Etanol
Anidro e hidratado sobem, aponta Cepea/Esalq
12/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22