Internacional

Projeto do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás da USP é semifinalista em competição internacional

Redação TN Petróleo/Assessoria Fapesp
09/11/2020 16:13
Visualizações: 1143 (0) (0) (0) (0)

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) foi semifinalista do Geneva Challenge 2020 - Advancing Development Goals International Contest, ficando entre os três melhores grupos da América Latina.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Voltada para alunos de mestrado, a atual edição da competição teve o objetivo de apresentar soluções inovadoras para enfrentar os desafios da inclusão social.

Os estudantes criaram o projeto de uma plataforma digital, chamada Novus Via, que conecta ex-presidiários a oportunidades de trabalho, educação, orientação profissional e atendimento psicológico.

O grupo é constituído por Maria Rogieri Pelissari, Mariana Oliveira Barbosa e Luis Guilherme Larizzatti Zacharias, todos mestrandos no Instituto de Energia e Ambiente da USP, e Ingrid Souto Maia Lamoso, mestranda no Instituto de Geociências da USP.

Na concepção do projeto, os alunos analisaram diferentes aspectos relacionados à população carcerária no Brasil, terceira maior do mundo: as condições precárias das prisões e a superlotação; a falta de assistência social do Estado após a liberação e as dificuldades para reintegração na sociedade; obstáculos no acesso à informação, assistência jurídica, emprego e centros de atendimento; o alto percentual de reincidência criminal e o papel da educação e do trabalho na redução dessa taxa.

Segundo os pesquisadores, em entrevista para a Acadêmica Agência de Comunicação, o objetivo do projeto é criar uma estrutura para oferecer oportunidades aos egressos do sistema prisional, seguindo a promessa central da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): “Não deixar ninguém para trás”.

Ao se cadastrar no site, o indivíduo teria acesso a vagas de emprego, cursos gratuitos ou de baixo custo, orientação profissional, assistência social e atendimento psicológico. Tudo isso com dados georreferenciados, de acordo com a localização do usuário.

Atualmente, os estudantes estão em busca de parcerias para tirar o projeto do papel e desenvolver a plataforma.

Organizado pelo Graduate Institute of International and Development Studies, de Genebra, Suíça, o Geneva Challenge é uma competição para alunos de mestrado com o objetivo de estimular projetos inovadores e soluções para problemas internacionais, a partir de colaborações interdisciplinares entre estudantes de vários lugares do mundo.

O concurso selecionou cinco equipes, uma de cada continente, e distribuiu 25 mil francos suíços aos vencedores.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.