Indústria naval

Projeto de Cubatão disputará licitação da Petrobras

Tribuna de Santos
16/03/2005 03:00
Visualizações: 20

Pelo menos uma empresa com planos para montar um estaleiro no Porto de Santos deve participar da concorrência para a construção dos 42 navios da Petrobras. Técnicos da construtora Fiat Engeneering confirmaram a A Tribuna que um consórcio capitaneado pela firma vai participar do processo de pré-qualificação, cujas propostas devem ser apresentadas amanhã.
O grupo formado pela Fiat (apesar do nome, atualmente a empresa não mantém vínculos com o Grupo Fiat) será o responsável pela implantação do Porto Industrial Naval de Cubatão (Pinc). Programado para ser construído na Ilha Piaçaguera, localizada no Canal do Estuário, em frente ao Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa, ele irá ocupar 600 mil metros quadrados, onde será construído um estaleiro.
Segundo o idealizador do Pinc, o presidente da DTA Consultoria, o engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto, inicialmente parte da ilha seria usada por plantas industriais, que forneceriam os equipamentos necessários, como peças hidráulicas e sistemas elétricos, à construção dos navios. Porém, com o aumento dos custos da unidade, foi necessário mudar o perfil do emprendimento. Agora, ao invés de fábricas, ele também deve abrigar terminais portuários.
‘‘O Pinc agora terá um dique seco, como exige a Transpetro. Será um investimento que não conseguiremos amortizar se mantermos somente atividades industriais. Daí a necessidade de implantarmos os terminais em alguns dos 13 lotes previstos, uma opção que deve ser bem aceita. Afinal, há demanda para isso em Santos,’’ explicou o engenheiro.
Elaborado desde dezembro do ano passado, o Pinc terá um custo de, pelo menos, US$ 350 milhões, para sua implantação. As obras devem levar 18 meses e originar mais de 2 mil vagas de trabalho.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20