São Paulo

Projeto de biorrefinaria virtual é apresentado em workshop

A biorrefinaria virtual foi um dos principais temas apresentados e discutidos no Workshop Instrumentação e Automação Agrícola e Agroindustrial na Cadeia Cana-Etanol, realizado no âmbito do Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) da Cadeia Cana-Etanol apoiado pela FAPESP, na sexta-fe

Agência FAPESP
03/12/2008 11:56
Visualizações: 1047

A biorrefinaria virtual foi um dos principais temas apresentados e discutidos no Workshop Instrumentação e Automação Agrícola e Agroindustrial na Cadeia Cana-Etanol, realizado no âmbito do Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) da Cadeia Cana-Etanol apoiado pela FAPESP, na sexta-feira (28/11), na Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos, interior de São Paulo.

 

No lugar do petróleo, a biorrefinaria tem biomassa como matéria-prima. Para ajudar em seu desenvolvimento, entra o componente “virtual”, o das simulações em computador.

 

Segundo Antonio Bonomi, do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), o principal objetivo da biorrefinaria virtual é otimizar processos e conceitos. “Isso se dá por meio da avaliação de diferentes alternativas de biorrefinaria, do estágio de desenvolvimento das novas tecnologias e da aplicabilidade do projeto”, disse.

 

O projeto da biorrefinaria virtual apresentado por Bonomi passa por diferentes etapas: a definição de unidades de produção padrão, considerando as diversas cadeias produtivas; a construção de modelos matemáticos das unidades; a construção de planilhas para avaliação de fluxos de caixa e de análise de risco das diversas alternativas de produção, empregando softwares de simulação de processos e de análise econômica; e a avaliação de parâmetros de sustentabilidade ambiental e social.

 

No que se refere à simulação, para os projetos que envolvem a biorrefinaria virtual é necessário que as ferramentas sejam adaptadas. “É importante que sejam quantificadas as características do processo, os requisitos de energia e os parâmetros apresentados pelos principais equipamentos para um dado cenário operacional”, apontou Bonomi.

 

A etapa da construção de modelos matemáticos se dá por meio de formulários construídos para que seja possível visualizar as principais variáveis e a situação em que se encontra o projeto: o ajuste dos modelos de acordo com a realidade e tratamento dos dados experimentais, a avaliação estatística e a otimização, levando em consideração critérios técnicos e econômicos. “A biorrefinaria virtual indica que caminho tomar para que o processo seja otimizado e aplicado com garantias de recursos financeiros”, afirmou.

 

Após a palestra de Bonomi, André Bello de Oliveira, da Petrobras, apresentou conceitos de novas refinarias planejadas pela empresa. Segundo destacou, o conhecimento reunido na área de refino de petróleo pode ser adotado na refinaria de biomassa. “Entretanto, a dificuldade está em prever os preços dos produtos, pois estamos tratando de investimentos na ordem de bilhões de reais”, disse.

 

A primeira fase da elaboração de uma biorrefinaria se dá na definição do macroprojeto, a avaliação das tecnologias a serem implantadas e o estudo da oportunidade e concepção do negócio. Na segunda fase estão a elaboração do projeto básico, o uso de ferramentas variadas de automação, de simuladores de processos e o detalhamento do projeto.

 

Também presente no debate, Flávio Vasconcellos da Silva, professor da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, fez uma importante ressalva. “Além do aspecto tecnológico, temos que investir no desenvolvimento de recursos humanos. É fundamental preparar o profissional para enfrentar esse novo tipo de processo”, disse.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Petrobras informa sobre recorde de produção do FPSO Almi...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
27/10/25
Brandend Content
OTC Brasil 2025: o ponto de encontro global da indústria...
27/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
27/10/25
Etanol
Anidro sobe 1,07%, e hidratado avança 0,59%
27/10/25
OTC Brasil 2025
WPower Meeting celebra mais uma edição repleta de charme...
27/10/25
OTC Brasil 2025
Evento exclusivo reúne grandes empresas, startups e líde...
24/10/25
OTC Brasil 2025
PRIO compartilha estratégias de negócio para campos madu...
24/10/25
OTC Brasil 2025
BRAVA Energia marca presença na OTC Brasil 2025, com des...
24/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 abre com foco em transição energética, i...
24/10/25
Pessoas
Luiz Carvalho é o novo CFO da Brava Energia
24/10/25
Oferta Permanente
Petrobras informa sobre resultado de leilão da ANP
24/10/25
Firjan
No horizonte 2035+, potencial energético do estado do Ri...
23/10/25
Pré-Sal
PPSA irá leiloar, em dezembro, primeira produção de petr...
23/10/25
OTC Brasil 2025
SLB Brasil marca presença na OTC 2025 com foco em inovaç...
23/10/25
Recursos Humanos
ANP publica novas informações sobre seu Programa de Form...
23/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
Financiamento
Banco do Nordeste investirá R$ 360 milhões para reforçar...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23