Siderurgia

Projeto da Usiminas com Nippon Steel está indefinido

Agência Estado
26/03/2008 09:50
Visualizações: 342

O grupo siderúrgico japonês Nippon Steel informou ontem que os detalhes do projeto de construção de uma nova usina do grupo Usiminas no Brasil ainda não estão decididos. De acordo com informações publicadas na segunda-feira (24) pelo jornal japonês Nikkei, a Nippon Steel teria decidido que a usina ficaria em Cubatão (SP) - onde está localizada a Cosipa, que também faz parte do grupo Usiminas. Além disso, segundo o jornal, a Nippon Steel entraria no projeto em sociedade com a Usiminas, sendo majoritária em uma joint venture. A Nippon Steel já é a maior acionista da Usiminas, com 24,7% de participação.

 

A nova usina da Usiminas foi anunciada em 2006, inicialmente em parceria com a Vale. Posteriormente, a Vale saiu do projeto e a Usiminas começou a buscar parceiros para a construção. No início do ano passado, porém, o presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, disse que ter um parceiro não era mais uma condição essencial para o projeto sair do papel. Mas, de acordo com a informação do jornal Nikkei, esse parceiro seria a própria Nippon Steel.

 

 

A localização do projeto em Cubatão, embora não tenha sido confirmada pelo grupo japonês, também já havia sido cogitada. Segundo Soares, a "primeira opção" para a usina era construí-la ao lado da Cosipa. A nova usina exigirá investimentos de cerca de US$ 3 bilhões e terá capacidade de produção anual de 3 milhões de toneladas de placas, principalmente para exportação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23