Mercado

ProInter recebe missão italiana do setor de petróleo e gás no Rio

Integrantes do programa de internacionalização do Sebrae participam da rodada de negócios. O objetivo da missão empresarial é prospectar as oportunidades bilaterais de negócios, por meio de parcerias industriais e comerciais com empresários brasileiros de setores como petróleo e gás, naval,

Redação
19/07/2011 14:33
Visualizações: 821
O ProInter P&G (Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás), do SEBRAE-RJ, recebe esta semana uma missão de empresas italianas da Lombardia - a dinâmica região do norte da Itália, onde fica Milão, e considerada um dos quatro “motores” da Europa.  Hoje (19), haverá uma rodada de negócios no centro do Rio de Janeiro, estado com maior produção de petróleo e gás do país.
 
O objetivo da missão empresarial é prospectar as oportunidades bilaterais de negócios, por meio de parcerias industriais e comerciais com empresários brasileiros de setores como petróleo e gás, naval, metal mecânico, siderúrgico, energia e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).
 
É a primeira vez que esse grupo de empresários da Itália está em contato com o ProInter P&G. Organizada pela Promos (empresa especial da Câmara de Comércio de Milão para atividades internacionais), pelo CESTEC (Centro para o Desenvolvimento Tecnológico, Energia e Competitividade) e pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, a iniciativa conta com o apoio da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e do SEBRAE-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Preparo leva a resultados melhores

“O empresário que vai para uma rodada de negócios internacional deve estar bem preparado para isso. O ProInter apresenta o conceito de internacionalização, que envolve pensamento estratégico, e incentiva a troca de tecnologia entre países. Todos os empresários selecionados pelo programa recebem capacitação e consultorias para negociar e atuar de forma competitiva”, explica a coordenadora do programa, Miriam Ferraz.

Com papel de fomentador, o ProInter foi lançado em 2009, e já gerou aumento médio na ordem de 244% no faturamento bruto anual relativo às atividades de exportação das empresas participantes. Todas ficam com eles por um ano, no Rio ou em Macaé, para só então poder participar de missões comerciais, com rodadas de negócios, por exemplo. A ideia é que elas renasçam com status de empresa de classe internacional.

Como participar do ProInter P&G

Voltado para pequenas empresas das áreas de petróleo e gás, naval, metal mecânico, siderúrgico, energia e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), o ProInter (Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás) oferece cursos de capacitação, consultoria de especialistas no assunto, além de organizar missões empresariais ao exterior. Os empresários interessados em participar do processo seletivo podem entrar em contato pelo e-mail: prointer@prointer-pg.com.br.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.