Mercado

ProInter recebe missão italiana do setor de petróleo e gás no Rio

Integrantes do programa de internacionalização do Sebrae participam da rodada de negócios. O objetivo da missão empresarial é prospectar as oportunidades bilaterais de negócios, por meio de parcerias industriais e comerciais com empresários brasileiros de setores como petróleo e gás, naval,

Redação
19/07/2011 14:33
Visualizações: 743
O ProInter P&G (Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás), do SEBRAE-RJ, recebe esta semana uma missão de empresas italianas da Lombardia - a dinâmica região do norte da Itália, onde fica Milão, e considerada um dos quatro “motores” da Europa.  Hoje (19), haverá uma rodada de negócios no centro do Rio de Janeiro, estado com maior produção de petróleo e gás do país.
 
O objetivo da missão empresarial é prospectar as oportunidades bilaterais de negócios, por meio de parcerias industriais e comerciais com empresários brasileiros de setores como petróleo e gás, naval, metal mecânico, siderúrgico, energia e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).
 
É a primeira vez que esse grupo de empresários da Itália está em contato com o ProInter P&G. Organizada pela Promos (empresa especial da Câmara de Comércio de Milão para atividades internacionais), pelo CESTEC (Centro para o Desenvolvimento Tecnológico, Energia e Competitividade) e pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, a iniciativa conta com o apoio da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e do SEBRAE-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Preparo leva a resultados melhores

“O empresário que vai para uma rodada de negócios internacional deve estar bem preparado para isso. O ProInter apresenta o conceito de internacionalização, que envolve pensamento estratégico, e incentiva a troca de tecnologia entre países. Todos os empresários selecionados pelo programa recebem capacitação e consultorias para negociar e atuar de forma competitiva”, explica a coordenadora do programa, Miriam Ferraz.

Com papel de fomentador, o ProInter foi lançado em 2009, e já gerou aumento médio na ordem de 244% no faturamento bruto anual relativo às atividades de exportação das empresas participantes. Todas ficam com eles por um ano, no Rio ou em Macaé, para só então poder participar de missões comerciais, com rodadas de negócios, por exemplo. A ideia é que elas renasçam com status de empresa de classe internacional.

Como participar do ProInter P&G

Voltado para pequenas empresas das áreas de petróleo e gás, naval, metal mecânico, siderúrgico, energia e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), o ProInter (Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás) oferece cursos de capacitação, consultoria de especialistas no assunto, além de organizar missões empresariais ao exterior. Os empresários interessados em participar do processo seletivo podem entrar em contato pelo e-mail: prointer@prointer-pg.com.br.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.