Reconhecimento

Programa Nacional de Transparência Pública concede certificação máxima à Transpetro

Selo Diamante da Atricon posiciona companhia entre as 10 estatais brasileiras mais transparentes.

Redação TN Petróleo/Assessoria Transpetro
10/12/2025 12:18
Programa Nacional de Transparência Pública concede certificação máxima à Transpetro Imagem: Divulgação Transpetro Visualizações: 631

A Transpetro conquistou, nessa terça-feira (9/12), o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), reconhecimento máximo concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunais de Contas dos Estados e Municípios. A cerimônia de premiação ocorreu em Brasília/DF.

Com um Índice de Transparência de 96,90%, a Transpetro se posiciona entre as 10 estatais brasileiras com melhor desempenho no Programa Nacional de Transparência Pública, a maior iniciativa de avaliação de prestação de contas governamental do país. A certificação, que mede o nível de acessibilidade e confiabilidade de ações, decisões e informações disponíveis em portais da administração pública federal, resulta de um processo criterioso que envolve autoavaliação da companhia, validação técnica por auditores especializados do TCU e revisão de garantia de qualidade.

 Para a Transpetro, a conquista representa o ápice de uma evolução consistente nos últimos três anos: partindo do nível Intermediário em 2023, a companhia avançou para o Ouro em 2024, até alcançar o Diamante em 2025. Essa trajetória ascendente reflete investimentos estruturais em tecnologia, capacitação de equipes e aprimoramento dos canais de comunicação com a sociedade, aliados à adesão efetiva à Lei de Acesso à Informação (LAI).

"Esta conquista não é apenas um indicador métrico, mas a chancela de que nosso modelo de governança é sólido. Saímos de um patamar intermediário para a excelência porque entendemos que a transparência é o pilar central das nossas atividades. Seguiremos avançando para que a Transpetro continue sendo referência não só em logística e eficiência operacional, mas também em integridade e responsabilidade pública", afirma o presidente da companhia, Sérgio Bacci.

Além do reconhecimento institucional, o Selo Diamante configura um ativo reputacional estratégico para a Transpetro. Em um contexto marcado pela crescente exigência por transparência e responsabilidade corporativa, a certificação reforça a credibilidade da companhia perante investidores, órgãos de controle, parceiros comerciais e sociedade civil, um diferencial no mercado de logística e energia.

Os dados e resultados da avaliação são consolidados no Radar da Transparência Pública, plataforma digital que integra os relatórios do PNTP e está disponível para consulta de qualquer cidadão, investidor ou órgão de controle em: https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html.

 

Sobre a Transpetro - Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
Resultado
Granel sólido e contêineres impulsionam alta de 26% na m...
19/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
17/01/26
Resultado
Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em ...
16/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Indústria Naval
Marinha do Brasil inicia a construção do 4º navio da Cla...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Investimento
Fundo da Marinha Mercante prioriza R$ 4,6 bilhões para p...
07/01/26
Resultado
Com eficiência portuária, Brasil consolida o melhor triê...
07/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Resultado
Movimentação de cargas nos portos privados do Brasil cre...
06/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.