Prominp

Programa já qualificou 79 mil pessoas em todo país

Durante palestra realizada pelo seminário Tecnologias Inovadoras - Desafios e Oportunidades, o consultor do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), Bruno Campos Machado, afirmou que 79 mil pessoas já foram qualificadas pelo programa, e que um novo processo s

Agência Petrobras
27/10/2011 11:49
Visualizações: 360 (0) (0) (0) (0)
O consultor do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), Bruno Campos Machado, participou ontem (26) do seminário “Tecnologias Inovadoras - Desafios e Oportunidades”, que ocorreu no auditório da Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A exigência de investimentos na indústria nacional tornam a área de petróleo uma das mais prósperas para novos profissionais, destacou o consultor.

Com público formado por estudantes do ensino médio, o evento teve por objetivo tratar dos desafios e oportunidades nas áreas de tecnologia, energia e desenvolvimento sustentável, no que diz respeito à inovação e qualificação tecnológica e profissional. O Plano de Negócios da Petrobras e as ações do Prominp embasaram a palestra de Machado. “Fiquem atentos, pois  já qualificamos mais de 79 mil pessoas até agora, em parceria com o Senai, escolas técnicas e faculdades, e temos previsão de realizar um novo processo seletivo em março de 2012" - salientou o consultor.

Em relação aos desafios, Machado frisou a importância de realizar ações que contemplem três pilares: uma agenda tecnológica bem definida, a destinação de recursos e uma coordenação eficaz. Citou como exemplo recente a iniciativa da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que lançou dois editais e selecionou 38 projetos, entre os 300 inscritos, que contemplam soluções tecnológicas para os desafios oriundos das descobertas de reservas na camada do pré-sal. Para viabilizá-los, serão liberados R$ 130 milhões. A definição das linhas de financiamento tomou por base o diagnóstico do Prominp sobre os gargalos na cadeia de fornecedores do setor de petróleo e gás.

Patrocinado pela Petrobras, o seminário ocorreu em paralelo à Mostratec e ao Salão de Inovação. Na abertura do painel, Danilo Giroldo, pró-reitor de pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (Furg), apresentou aos jovens o Polo Naval de Rio Grande e os projetos desenvolvidos em parceria com a Petrobras e demais empresas instaladas no local. “Estamos focando na pesquisa de desenvolvimento da inovação para trazer competitividade para a região Sul do estado”, destacou.

O painel também contou com a presença de Luiz Antonio Antoniazzi - presidente da Cientec; Oscar de Azevedo - coordenador do Comitê de Energia e Gás da Fiergs; Augusto Mendonça - presidente da Abenav; e Marcus Coester - presidente da AGDI.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
Paraná
Compagas lidera avanços no mercado livre de gás
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
11/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23