Gás Natural

Programa Gás para Empregar representa marco para o mercado, diz Firjan

Federação das Indústrias do Rio de Janeiro apoia o decreto que implementa as medidas do programa, destacando a análise em cluster dos campos produtores para viabilizar o escoamento de gás.

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
28/08/2024 11:28
Programa Gás para Empregar representa marco para o mercado, diz Firjan Imagem: Divulgação Visualizações: 1483 (0) (0) (0) (0)

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) expressa seu apoio às medidas derivadas das discussões no âmbito do Programa Gás para Empregar, que representam marco significativo para o mercado de gás natural no Brasil. As decisões estabelecem medidas que visam a ampliação da oferta de gás natural e de agentes fornecedores, a melhoria da eficiência no uso das infraestruturas e o planejamento integrado entre oferta e demanda.

O decreto incorpora propostas apresentadas pela federação quando da participação nos grupos de trabalho do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em particular, destaca-se a análise em cluster dos campos produtores para viabilizar o escoamento de gás, especialmente quando a avaliação individual de cada plataforma não demonstra viabilidade. 

Além disso, o planejamento para otimizar o uso das infraestruturas de escoamento e processamento, assim como o fortalecimento do regulador demonstram o avanço necessário para o desenvolvimento sustentável do mercado. É salutar, ainda, a Resolução do CNPE que autoriza a inserção da PPSA como um novo agente comercializador de gás natural ao consumidor final.

A Firjan também reconhece a importância do atendimento a pleitos antigos por maior transparência na formação dos preços, assegurando um ambiente de mercado mais justo e competitivo e a busca pela redução da reinjeção, sempre fundamentado na boa técnica e viabilidade econômica. Com este decreto, o Brasil dá um passo na melhoria do aproveitamento do gás natural para agregar valor em nosso país, promovendo uma maior eficiência e segurança energética.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22