Oportunidade

Programa de pós-graduação do Instituto de Física da Unicamp seleciona estudantes

Redação/Assessoria Fapesp
30/06/2020 10:04
Visualizações: 1276

O Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp) está com inscrições abertas até 15 de julho de 2020 para os cursos de mestrado e doutorado.

As linhas de pesquisa disponíveis para desenvolvimento de dissertações e teses no programa são: “Cronologia”, “Física Atômica e Molecular”, “Física da Matéria Condensada”, “Física de Partículas e Campos”, “Física em Medicina e Biologia”, “Física Estatística”, “Fotônica”, “Informação Quântica”, “Materiais Avançados”, “Nanociência”, “Óptica” e “Sistemas Dinâmicos”.

Espera-se que o candidato tenha realizado o Exame Unificado em Física (EUF) ao menos uma vez nas últimas seis edições. Entretanto, serão considerados casos excepcionais que não tenham realizado este exame mediante justificativa detalhada apresentada pelo candidato e que será avaliada pela Comissão de Seleção de
InstitucionalIngressantes do IFGW-Unicamp.

O exame pode ser aplicado em português ou inglês, e o candidato pode solicitar fazer a prova em sua instituição de origem, caso ela não esteja entre os locais inicialmente indicados para essa atividade. A solicitação será avaliada pelo comitê organizador do EUF.

Em uma primeira etapa, a Comissão de Seleção de Ingressantes, designada pela Comissão de Pós-Graduação, fará uma análise preliminar da documentação das inscrições para admissão e poderá desclassificar aquelas que julgar inaptas por critérios acadêmicos. Na segunda etapa do processo, uma classificação interna das inscrições aptas será feita baseada na separação entre os inscritos com nota do EUF e os demais.

Para se inscrever, os candidatos deverão preencher todas as informações solicitadas e inserir documentos exigidos pelo formulário no site da Unicamp.

Os documentos exigidos são CPF, diploma ou certificado de conclusão da graduação, histórico da graduação, diploma ou certificado de conclusão do mestrado para os candidatos ao doutorado, histórico do mestrado para os candidatos ao doutorado, declaração de reprovações, certificados de idiomas, carta de interesse, curriculum vitae atualizado e resultado no Graduate Record Examination e/ou outros exames internacionalmente reconhecidos.

Mais informações em: https://portal.ifi.unicamp.br/pos-graduacao/admissao-e-matriculas.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.